Aplicativos de transporte e equidade: um estudo de acessibilidade em Porto Alegre/RS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/2236-9996.2024-6009

Palavras-chave:

aplicativos, acessibilidade, equidade, desigualdade

Resumo

A chegada dos aplicativos de transporte ao Brasil gerou preocupações quanto a seus impactos negativos na mobilidade urbana, porém havia a expectativa de um serviço complementar aos sistemas públicos e de substituição dos automóveis privados, aumentando, em tese, a acessibilidade das cidades e podendo reduzir as desigualdades na mobilidade urbana. Este estudo avaliou essa hipótese em Porto Alegre/RS, descrevendo o acesso de diferentes grupos socioeconômicos aos principais destinos da cidade por meio de um indicador de acessibilidade composto por tempo e custo monetário. Os resultados indicam que os aplicativos aumentam fortemente a desigualdade entre os estratos, especialmente em viagens frequentes. Porém, eles podem ser uma opção viável para deslocamentos ocasionais até para a população de baixa renda.

Biografia do Autor

Francisco Minella Pasqual, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Arquitetura, Departamento de Urbanismo, Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional. Porto Alegre, RS/Brasil.

Julio Celso Borello Vargas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Arquitetura, Departamento de Urbanismo, Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional. Porto Alegre, RS/Brasil.

Referências

(2020). 99 atinge marca de 1 bilhão de corridas. Disponível em: https://99app.com/newsroom/99-atinge-marca-de-1-bilhao-de-corridas/. Acesso em: 10 ago 2023.

______(s/d). Sobre a 99. Disponível em: https://bit.ly/47uI6wd. Acesso em: 10 ago 2023.

BAKER, D. M. (2020). Transportation Network Companies (TNCs) and public transit: Examining relationships between TNCs, transit ridership, and neighborhood qualities in San Francisco. Case Studies on Transport Policy, v. 8, n. 4, pp. 1233–1246.

BARAJAS, J. M.; BROWN, A. (2021). Not minding the gap: Does ride-hailing serve transit deserts? Journal of Transport Geography, v. 90, pp. 102918.

BERTÃO, N. (2019). Uber capta US$ 8,1 bilhões no IPO, bem abaixo do que sonhava. Disponível em: https://valorinveste.globo.com/mercados/renda-variavel/empresas/noticia/2019/05/09/uber-capta-us-81-bilhoes-no-ipo-bem-abaixo-do-que-sonhava.ghtml. Acesso em: 14 jun de 2021.

BITTENCOURT, T. A.; GIANNOTTI, M.; MARQUES, E. (2021). Cumulative (and self-reinforcing) spatial inequalities: Interactions between accessibility and segregation in four Brazilian metropolises. Environment and Planning B: Urban Analytics and City Science, v. 48, n. 7, pp. 1989–2005.

BRASIL (2018). LEI Nº 13.640, DE 26 DE MARÇO DE 2018. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2018/lei/l13640.htm. Acesso em: 15 jun 2023.

CATS, O. et al. (2022). Beyond the dichotomy: How ride-hailing competes with and complements public transport. PLOS ONE, v. 17, n. 1, pp. e0262496.

COCKAYNE, D. G. (2016). Sharing and neoliberal discourse: The economic function of sharing in the digital on-demand economy. Geoforum, v. 77, p. 73–82.

CONFEDERAÇÃO NACIONAL DE TRANSPORTES e ASSOCIAÇÃO NACIONAL DAS EMPRESAS DE TRANSPORTES URBANOS (CNT & NTU). (2017). Pesquisa Mobilidade da População Urbana 2017. Disponível em: https://www.ntu.org.br/novo/upload/Publicacao/Pub636397002002520031.pdf. Acesso em: 8 set 2022.

DE OLIVEIRA SOUZA, C. et al. (2021). Analysis of job accessibility promoted by ride hailing services: A proposed method. Journal of Transport Geography, v. 93, pp. 103048.

DENATRAN. (2023). Frota de veículos, por tipo e com placa, segundo os Municípios da Federação - MAIO/2023. Disponível em: https://bit.ly/47ybj9t. Acesso em: 14 ago. 2023.

DIAO, M.; KONG, H.; ZHAO, J. (2021). Impacts of transportation network companies on urban mobility. Nature Sustainability, v. 4, n. 6, pp. 494–500.

EMPRESA PÚBLICA DE TRANSPORTE E CIRCULAÇÃO (2004). Pesquisa de Origem e Destino de Porto Alegre. Disponível em: http://lproweb.procempa.com.br/pmpa/prefpoa/eptc/usu_doc/relatorio_edom_2003.pdf. Acesso em: 15 jun 2023.

FURTADO, D. B. S. et al. (2020). Iniciativas sociais na superação da crise de mobilidade urbana em áreas segregadas: o caso da Jaubra na Brasilândia, São Paulo, brasil. Humanidades & Inovação, v. 7, n. 5, pp. 52-67.

GEURS, K. T.; VAN WEE, B. (2004). Accessibility evaluation of land-use and transport strategies: review and research directions. Journal of Transport Geography, v. 12, n. 2, pp. 127–140.

GUIMARÃES, T.; LUCAS, K. (2019). O papel da equidade no planejamento de transporte coletivo urbano no Brasil. TRANSPORTES, v. 27, n. 4, pp. 76–92.

GUZMAN, L. A.; OVIEDO, D. (2018). Accessibility, affordability and equity: Assessing ‘pro-poor’ public transport subsidies in Bogotá. Transport Policy, v. 68, pp. 37–51.

HANSEN, W. G. (1959). How Accessibility Shapes Land Use. Journal of the American Institute of Planners, v. 25, n. 2, pp. 73–76.

HENAO, A. (2017). Impacts of Ridesourcing - Lyft and Uber - on Transportation Including VMT, Mode Replacement, Parking, and Travel Behavior. Tese de Doutorado. Denver, College of Engineering and Applied Sciences. Disponível em: https://www.proquest.com/openview/5486ff6cc229889a3cdf2df1cd3993cb/1?pq-origsite=gscholar&cbl=18750&diss=y. Acesso em: 08 set 2022.

HERSZENHUT, D. et al. (2022). The impact of transit monetary costs on transport inequality. Journal of Transport Geography, v. 99, pp. 103309.

IBGE (2021). POF - Pesquisa de Orçamentos Familiares 2017-2018. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/estatisticas/sociais/saude/24786-pesquisa-de-orcamentos-familiares-2.html. Acesso em: 8 set 2022.

JIAO, J.; WANG, F. (2021). Shared mobility and transit-dependent population: A new equity opportunity or issue? International Journal of Sustainable Transportation, v. 15, n. 4, pp. 294–305.

LEVINSON, D.; KING, D. (2020). Transport access manual: A guide for measuring connection between people and places. 2020. Disponível em: https://hdl.handle.net/2123/23733. Acesso em: 8 set. 2022.

MARTIN, C. J. (2016). The sharing economy: A pathway to sustainability or a nightmarish form of neoliberal capitalism?. Ecological Economics, v. 121, pp. 149–159.

MOTA, C. V. (2019). De Uber a Nubank: as empresas que valem bilhões, mas nunca registraram lucro. Disponível em: <https://economia.uol.com.br/noticias/bbc/2019/09/30/de-uber-a-nubank-as-empresas-que-valem-bilhoes-mas-nunca-registraram-lucros.htm>. Acesso em: 14 jun 2021.

PALMA, J. G. (2011). Homogeneous Middles vs. Heterogeneous Tails, and the End of the ‘Inverted-U’: It’s All About the Share of the Rich: It’s All About the Share of the Rich. Development and Change, v. 42, n. 1, pp. 87–153.

PEREIRA, R. H. M. et al. (2019) Desigualdades socioespaciais de acesso a oportunidades nas cidades brasileiras – 2019. Disponível em: https://www.ipea.gov.br/acessooportunidades/publication/2019_td2535_aop_primeiro/. Acesso em: 7 dez 2022.

PEREIRA, R. H. M.; SCHWANEN, T. (2013) Tempo de deslocamento casa-trabalho no Brasil (1992-2009): Diferenças entre regiões metropolitanas, níveis de renda e sexo. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/313387061_Tempo_de_deslocamento_casa-trabalho_no_Brasil_1992-2009_diferencas_entre_regioes_metropolitanas_niveis_de_renda_e_sexo. Acesso em: 15 jun 2023.

PEREIRA, R. H. M.; SCHWANEN, T.; BANISTER, D. (2019). Distributive justice and equity in transportation. Transport Reviews, v. 37, n. 2, pp. 170–191.

PORTO ALEGRE (1999). Lei Complementar no 434, de primeiro de dezembro de 1999. Disponível em: http://lproweb.procempa.com.br/pmpa/prefpoa/edificapoa/usu_doc/pddua180113.pdf. Acesso em: 12 out 2022.

PUSCHMANN, T.; ALT, R. (2016). Sharing Economy. Business & Information Systems Engineering, v. 58, n. 1, pp. 93–99.

RAWLS, J. (1992). Justiça como equidade: uma concepção política, não metafísica. Lua Nova: Revista de Cultura e Política, v. 25, pp 25-59.

RAYLE, L. et al. (2016) Just a better taxi? A survey-based comparison of taxis, transit, and ridesourcing services in San Francisco. Transport Policy, v. 45, pp. 168–178.

SÃO PAULO. (2019). Boletim da Receita em Dezembro/2019. Disponível em: https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/fazenda/contaspublicas/index.php?p=27478. Acesso em: 10 ago 2023.

SLOVIC, A. D. et al. (2019) The long road to achieving equity: Job accessibility restrictions and overlapping inequalities in the city of São Paulo. Journal of Transport Geography, v. 78, pp. 181–193.

VASCONCELLOS, E. A. (2018) Urban transport policies in Brazil: The creation of a discriminatory mobility system. Journal of Transport Geography, v. 67, pp. 85–91.

VERLINGHIERI, E.; VENTURINI, F. (2018). Exploring the right to mobility through the 2013 mobilizations in Rio de Janeiro. Journal of Transport Geography, v. 67, p. 126–136.

VEJA Rio (2017). Metrô e 99 lançam cartão com descontos para os dois transportes. Disponível em: https://bit.ly/3OXpnlK. Acesso em: 08 set. 2022.

YOUNG, M., FARBER, S., 2019. Ride-hailing platforms are shaping the future of mobility, but for whom? Disponível em: https://osf.io/pz7fk/. Acesso em: 8 set. 2022.

UBER (2018). Uber chega à marca de 1 bilhão de viagens no Brasil. Disponível em: https://bit.ly/3YATany. Acesso em: 10 ago 2023.

UBER. (2023). Fatos e dados sobre a Uber. Disponível em: https://www.uber.com/pt-br/newsroom/fatos-e-dados-sobre-uber/. Acesso em: 10 ago 2023.

Publicado

2024-06-04

Como Citar

Pasqual, F. M., & Vargas, J. C. B. (2024). Aplicativos de transporte e equidade: um estudo de acessibilidade em Porto Alegre/RS. Cadernos Metrópole, 26(60), 589–615. https://doi.org/10.1590/2236-9996.2024-6009