Aplicativos de transporte e equidade: um estudo de acessibilidade em Porto Alegre/RS

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.1590/2236-9996.2024-6009

Mots-clés :

aplicativos, acessibilidade, equidade, desigualdade

Résumé

A chegada dos aplicativos de transporte ao Brasil gerou preocupações quanto a seus impactos negativos na mobilidade urbana, porém havia a expectativa de um serviço complementar aos sistemas públicos e de substituição dos automóveis privados, aumentando, em tese, a acessibilidade das cidades e podendo reduzir as desigualdades na mobilidade urbana. Este estudo avaliou essa hipótese em Porto Alegre/RS, descrevendo o acesso de diferentes grupos socioeconômicos aos principais destinos da cidade por meio de um indicador de acessibilidade composto por tempo e custo monetário. Os resultados indicam que os aplicativos aumentam fortemente a desigualdade entre os estratos, especialmente em viagens frequentes. Porém, eles podem ser uma opção viável para deslocamentos ocasionais até para a população de baixa renda.

Bibliographies de l'auteur-e

Francisco Minella Pasqual, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Arquitetura, Departamento de Urbanismo, Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional. Porto Alegre, RS/Brasil.

Julio Celso Borello Vargas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Arquitetura, Departamento de Urbanismo, Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional. Porto Alegre, RS/Brasil.

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Publié-e

2024-06-04

Comment citer

Pasqual, F. M., & Vargas, J. C. B. (2024). Aplicativos de transporte e equidade: um estudo de acessibilidade em Porto Alegre/RS. Cadernos Metrópole, 26(60), 589–615. https://doi.org/10.1590/2236-9996.2024-6009