Preservação ambiental de cidades: uma tradução jurídica e urbanística do Estatuto da Cidade

Autores

  • Eloísa Carvalho de Araújo

Palavras-chave:

cidades sustentáveis, legislação, impactos, meio ambiente.

Resumo

O presente artigo, através de uma visão reflexiva e crítica, aborda a temática do direito à cidades sustentáveis, introduzida no Estatuto da Cidade e sua influência na análise de impactos. A importância da temática da paisagem também é considerada, seja na perspectiva simbólica, seja enquanto elemento de harmonia nas relações e interações do habitat. Ressaltam-se as qualidades do meio ambiente mais favorável à qualidade de vida. Esta análise, se, por um lado, permite-nos defrontarmos, na perspectiva do local, com as possibilidades do indivíduo em lidar com a degradação ambiental e com as transformações essenciais em sua relação com a natureza, por outro, vem revelando que somente através das práticas sociais que lidam com a tutela ambiental pode-se buscar a implementação do desenvolvimento ecologicamente equilibrado.

Biografia do Autor

Eloísa Carvalho de Araújo

Arquiteta e urbanista pelo Instituto Metodista Bennett. Doutora em Urbanismo e Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Pesquisadora associada do Programa de Pós-Graduação em Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro, Brasil)

Downloads

Como Citar

Araújo, E. C. de. (2012). Preservação ambiental de cidades: uma tradução jurídica e urbanística do Estatuto da Cidade. Cadernos Metrópole, (19). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/metropole/article/view/8710

Edição

Seção

Artigos