Impacts of metropolization on mass transit: a case study in the Metropolitan Region of Goiânia

Authors

  • Ana Carolina Fernandes Pires Universidade de Brasília (UNB)
  • Érika Cristine Kneib Universidade Federal de Goiás
  • Rômulo José da Costa Ribeiro Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.1590/2236-9996.2020-4711

Keywords:

metropolitan relations, commuting, urban sprawl, mass transit, Metropolitan Region of Goiânia

Abstract

The urbanization process of the Brazilian metropolitan regions has not been sustainable. Intense conurbation and dependence among its municipalities foster intermunicipal commuting, usually through mass transit buses, which circulate with low passenger turnover, regularly traversing urban voids. This research presents the impacts that metropolization causes on mass transit, through a case study conducted at selected municipalities in the Metropolitan Region of Goiânia (MRG). Quality and efficiency indicators are used to evaluate the mass transit system. The results demonstrate economic impacts on mass transit and social impacts for passengers. The conclusion of this work shows that it is necessary to decentralize the socio-economic activities in the MRG and to make policies to promote mass transit.

Author Biographies

Ana Carolina Fernandes Pires, Universidade de Brasília (UNB)

Mestra em Projeto e Cidade pela Universidade Federal de Goiás (UFG), doutoranda em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Brasília (UNB), professora substituta do Instituto Federal de Goiás no departamento de transportes.

Érika Cristine Kneib, Universidade Federal de Goiás

Arquiteta Urbanista, Mestre e Doutora em Transportes. Desenvolveu pesquisa de pós doutorado no tema mobilidade urbana, no Instituto Superior Técnico de Lisboa- IST. Atua como professora e pesquisadora na Universidade Federal de Goiás, no curso de Arquitetura e Urbanismo e no Programa de Pós Graduação Projeto e Cidade. Coordenou a equipe de Mobilidade Metropolitana no Plano de Desenvolvimento Integrado da Região Metropolitana de Goiânia. Desenvolve pesquisas relacionadas à mobilidade urbana e metropolitana; mobilidade regenerativa; acessibilidade (relação transporte & uso do solo); planejamento das cidades e dos sistemas de transporte na escala urbana e metropolitana; centralidades e transporte público coletivo. Exerceu atividades relacionadas a planejamento urbano, transportes e mobilidade urbana em prefeitura municipal, no Governo do Distrito Federal e no Ministério das Cidades. Participou de projetos na Universidade de Brasília, Agência Nacional de Transportes Terrestres e Ministério dos Transportes.

Rômulo José da Costa Ribeiro, Universidade de Brasília

Geólogo (UnB, 1999), mestre em Arquitetura e Urbanismo (FAU-UnB, 2003), doutor em Arquitetura e Urbanismo (FAU-UnB, 2008). Coordenador do Núcleo Brasília-RIDE do INCT do Observatório das Metrópoles/IPPUR/UFRJ. Professor Adjunto IV da Universidade de Brasília, atua no curso de graduação em Gestão Ambiental e Ciências Naturais; e no programa de pós-graduação em Ciências Ambientais, no campus Faculdade UnB Planaltina (FUP). Também atua no programa de pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo (PPG-FAU), da Faculdade de Arquitetura e urbanismo no Campus Darcy Ribeiro. Tem experiência na área de Planejamento Urbano e Regional, com ênfase em Técnicas de Análise e Avaliação Urbana e Regional, atuando principalmente nos seguintes temas: geoprocessamento, planejamento urbano, meio ambiente, planejamento espacial e sensoriamento remoto. Pesquisador do grupo DIMPU.

Published

2019-12-01

How to Cite

Pires, A. C. F., Kneib, Érika C., & Ribeiro, R. J. da C. (2019). Impacts of metropolization on mass transit: a case study in the Metropolitan Region of Goiânia. Cadernos Metrópole, 22(47), 247–272. https://doi.org/10.1590/2236-9996.2020-4711