O sistema-mundo capitalista e os novos alinhamentos geopolíticos no século XXI: uma visão prospectiva

Autores/as

  • Carlos Eduardo Martins Professor do IRID/UFRJ e do Programa de Pós-Graduação em Economia Política Internacional (PEPI/UFRJ)

Palabras clave:

sistema-mundo, geopolítica, bifurcação, Estados Unidos, Brics

Resumen

Neste artigo, apontamos as principais características da conjuntura mundial contemporânea, suas tendências cíclicas e seculares, as configurações de poder dominantes, as forças antissistêmicas, os novos alinhamentos geopolíticos a que dão lugar e a bifurcação de poder que se desenha para os próximos anos. Desde 1994, vivenciamos uma fase de expansão do Kondratiev que se articula a dois movimentos descendentes de longa duração: a fase B do ciclo sistêmico estadunidense, marcada pela crise dessa hegemonia, iniciada em 1970; e a crise civilizatória do modo de produção capitalista, a partir do surgimento da revolução científico-técnica. Tal combinação traz características muito específicas para o ciclo longo de expansão que vivenciamos.

Biografía del autor/a

Carlos Eduardo Martins, Professor do IRID/UFRJ e do Programa de Pós-Graduação em Economia Política Internacional (PEPI/UFRJ)

Professor do IRID/UFRJ e do Programa de Pós-Graduação em Economia Política Internacional (PEPI/UFRJ)

Publicado

2018-12-19

Cómo citar

Martins, C. E. (2018). O sistema-mundo capitalista e os novos alinhamentos geopolíticos no século XXI: uma visão prospectiva. Cadernos Metrópole, 20(43), 673–696. Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/metropole/article/view/2236-9996.2018-4303