Reflexões sobre o potencial desconhecido do pagamento por serviços ambientais como instrumento para a gestão de mananciais hídricos urbanos

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.1590/2236-9996.2020-4812

Palabras clave:

Pagamento por serviços ambientais, PSA, gestão de mananciais hídricos urbanos, gestão urbana, gestão ambiental urbana

Resumen

Esta pesquisa busca analisar a potencialidade de sistemas de pagamentos por serviços ambientais (PSA) como um instrumento para a gestão de mananciais hídricos urbanos. A metodologia de pesquisa baseia-se essencialmente na elaboração de um cenário ideal com o PSA, buscando observar em que momento do tempo no processo de expansão urbana esse instrumento poderia ser aplicado de forma a contribuir para que o manancial não perdesse sua função essencial de fornecer água em quantidade e qualidade necessária à população. Conclui-se que o PSA pode ser um instrumento potencial para a gestão de mananciais hídricos urbanos, desde que seja adotado em sua concepção “holística” ou em conjunto com demais instrumentos que garantam a provisão de serviços ambientais relacionados aos recursos hídricos.

Biografía del autor/a

Ana Paula Coelho Schimaleski, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Engenheira Ambiental formada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), mestre e doutoranda em Gestão Urbana pelo Programa de Pós-Graduação em Gestão Urbana da PUCPR, atuando na linha de pesquisa em Gestão e Tecnologias Ambientais. Suas pesquisas estão voltadas à gestão ambiental urbana, com ênfase nos temas: gestão de recursos hídricos urbanos; utilização do Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) como um instrumento de gestão; e integração do conceito de serviços ecossistêmicos à gestão ambiental urbana.

Carlos Mello Garcias, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Paraná (1975), mestrado em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1985) e doutorado em Engenharia Civil pela Universidade de São Paulo (1992), área de concentração em Engenharia Urbana. Atualmente é professor titular da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, representante titular para grupo de trabalho do Conselho Estadual de Meio Ambinete e conselheiro do Conselho Estadual de Meio Ambinete. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Saneamento, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão ambiental urbana, avaliação ambiental, gestão urbana, planejamento urbano e residuos sólidos urbanos.

Publicado

2020-04-30

Cómo citar

Coelho Schimaleski, A. P., & Mello Garcias, C. (2020). Reflexões sobre o potencial desconhecido do pagamento por serviços ambientais como instrumento para a gestão de mananciais hídricos urbanos. Cadernos Metrópole, 22(48), 601–616. https://doi.org/10.1590/2236-9996.2020-4812