Parque Bom Retiro – Aproximações e distanciamentos na instituição do comum em Curitiba
DOI:
https://doi.org/10.1590/2236-9996.2023-5715Palabras clave:
Lógica neoliberal, Comum, Práticas Insurgentes, Curitiba, Parque Bom RetiroResumen
Este artigo analisa os tensionamentos da produção do urbano a partir da contestação do padrão neoliberal de fazer cidades pela análise de um caso na cidade de Curitiba, o Parque Bom Retiro. Esse caso aponta para a possibilidade do estabelecimento do comum como prática de apropriação e uso do espaço urbano. Contrapondo-se à lógica capitalista de compreender a cidade exclusivamente como mercadoria, a racionalidade do comum ancora-se na potência das experiências coletivas e estrutura o espaço urbano baseando-se nos sentidos e afetos que permeiam a vida cotidiana. No caso apresentado, é possível identificar limites, contradições e desafios para a formação de uma rede de ações propositivas que apontam para uma certa produção do comum urbano.
Citas
ABDALLA, S. (2017). Greca quer instalar Memorial João Turim no bosque Bom Retiro. Disponível em: <https://www.gazetadopovo.com.br/haus/sustentabilidade/prefeitura-quer-instalar-memorialjoao-turin-no-bosque-bom-retiro/>. Acesso em: 6 out.
BOLLIER, D. (2014). Think like a commoner: a short introduction to the life of the commons. Canadá, New Society Publishers.
DARDOT, P.; LAVAL, C. (2016). A nova razão do mundo: ensaio sobre a sociedade neoliberal. São Paulo, Boitempo.
______ (2017). Comum. Ensaios sobre a revolução no século XXI. São Paulo, Boitempo.
FEDERICI, S. (2014). “O feminismo e as políticas do comum em uma era de acumulação primitiva”. In: MORENO, R. (org.) Feminismo, economia e política: debates para a construção da igualdade e autonomia das mulheres. São Paulo, SOF – Sempreviva Organização Feminista.
______ (2019). Re-enchanting the world, feminism and the politics of the commons. Oakland, PM Press.
HARVEY, D. (2014). Cidades rebeldes: do direito à cidade à revolução urbana. São Paulo, Martins Fontes.
JASPER, J. M. (2016). Protesto – Uma introdução aos movimentos sociais. Rio de Janeiro, Zahar.
LEFEBVRE, H. (2015). O direito à cidade. São Paulo, Centauro.
NOJIMA, D.; MOURA, R.; SILVA, S. T. da (2009). “Dinâmica recente da economia e transformações na configuração espacial da região metropolitana de Curitiba”. In: MOURA, R.; FIRKOWSKI, O. L. C. F. Dinâmicas intrametropolitanas e produção do espaço na Região Metropolitana de Curitiba. Curitiba, Letra Capital.
OSTROM, E. (2015). Governing the commons: the evolution of institutions for collective action. Cambridge, Cambridge University Press.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 maria carolina maziviero, Alexandre Vinícius do Carmo
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
La revista no puede pagar derechos de autor o distribuir reimpresiones.
El Instrumento Privado de Autorización y Asignación de Derechos de Autor, fechado y firmado por el (los) autor (es), debe transferirse en el paso 4 de la presentación (Transferencia de documentos complementarios). En caso de duda, consulte el Manual de envío del autor.
El contenido del texto es de responsabilidad del autor (es).