Capital incorporador e ciclos imobiliários em Belém

Autores/as

Palabras clave:

financeirização, circuito imobiliário, capital incorporador

Resumen

Este artigo analisa a produção imobiliária realizada pelo capital incorporador em Belém, identificando as diferentes formas de organização das incorporadoras e construtoras durante o que identificamos como ciclos imobiliários. A metodologia conta com dados primários sobre a produção por incorporação em Belém, a forma de inserção de incorporadoras nacionais no circuito imobiliário local, com dados oficiais sobre o mercado de trabalho na construção civil, com base em informações da Rais, além de uma série de preços do metro quadrado dos imóveis nas últimas duas décadas, com base na pesquisa em classificados. Os resultados avançam na leitura histórico-estrutural sobre a formação e transformação dos circuitos imobiliários periféricos, visando desnudar como elites locais vêm direcionando a ação do incorporador no espaço intraurbano.

Biografía del autor/a

Raul da Silva Ventura Neto

Universidade Federal do Pará, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pós-Graduação em Economia. Belém, PA/Brasil.

Publicado

2021-11-26

Cómo citar

Neto, R. da S. V. . (2021). Capital incorporador e ciclos imobiliários em Belém. Cadernos Metrópole, 24(53), 199–224. Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/metropole/article/view/56515