Produção imobiliária de habitação em Curitiba na década de 2010: algumas reflexões

Autores/as

  • Fabiana Moro Martins
  • Gislene de Fátima Pereira

Palabras clave:

Curitiba, financeirização, habitação, mercado imobiliário, produção do espaço

Resumen

A produção do espaço visando à reprodução do capital intensificou no Brasil na última década, mediante a financeirização do setor imobiliário e a execução do Programa Minha Casa Minha Vida, que fomentou a produção de habitação para o segmento econômico pelo mercado. Considerando esse cenário, este texto apresenta os resultados da pesquisa sobre a produção de habitação multifamiliar em Curitiba entre 2010 e 2018. O estudo identificou os agentes e as características dos empreendimentos e seus efeitos no espaço urbano. Confirmou-se a expansão, numérica e territorial, da produção imobiliária de habitação, com forte participação das empresas de capital aberto e com diferentes estratégias de atuação conforme a conjuntura econômica. Essa produção reforçou a segmentação e a fragmentação do espaço na cidade.

Biografía del autor/a

Fabiana Moro Martins

Pesquisadora autônoma.

Gislene de Fátima Pereira

Universidade Federal do Paraná, Setor de Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano, Laboratório de Habitação e Urbanismo. Curitiba, PR/Brasil.

Publicado

2021-11-26

Cómo citar

Martins, F. M. ., & Pereira, G. de F. . (2021). Produção imobiliária de habitação em Curitiba na década de 2010: algumas reflexões. Cadernos Metrópole, 24(53), 311–336. Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/metropole/article/view/56543