Entre a institucionalização e a vida quotidiana: elementos para repensar o espaço metropolitano de Brasília

Autores/as

  • Igor Catalão

Palabras clave:

metropolização, espaço metropolitano, gestão metropolitana, mobilidade quotidiana, Brasília

Resumen

Buscando demonstrar que as discussões concernentes às problemáticas metropolitanas devem obrigatoriamente considerar a diferenciação existente entre a metrópole como realidade experienciada, como conceito e como definição político-administrativa, apresento aqui algumas ideias para reflexão. A partir da análise de Brasília – abordando as formas de articulação regional e a constituição de seu espaço metropolitano – e tendo em vista corroborar o entendimento de que é impossível pensar o espaço sem aceitar seu duplo papel de produto-produtor de relações sociais, busco explicar que existe uma diferença entre as regionalizações legal ou academicamente pensadas e o espaço compartilhado pela população que nele vive a fim de que se possam encontrar medidas eficientes de resolução dos problemas.

Biografía del autor/a

Igor Catalão

Geógrafo pela Universidade de Brasília. Mestre em Geografia pela Universidade Estadual Paulista. Doutorando em Geografia pela Universidade Estadual Paulista e pela Université d’Avignon et des Pays de Vaucluse, França. Pesquisador do Grupo de Pesquisa “Produção do Espaço e Redefinições Regionais” (GAsPERR) e da Unité Mixte de Recherche “Etude des Structures, des Processus d’Adaptation et des Changements de l’Espace” (UMR ESPACE).

Cómo citar

Catalão, I. (2011). Entre a institucionalização e a vida quotidiana: elementos para repensar o espaço metropolitano de Brasília. Cadernos Metrópole, 11(22). Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/metropole/article/view/5946