Planejamento numa sociedade em rede. Práticas de planejamento colaborativo no Brasil

Autores/as

  • Nilton Ricoy Torres

Palabras clave:

participação, redes, planejamento, colaboração, governança

Resumen

Este trabalho aborda o planejamento como um pleito participativo onde todos os argumentos são discutidos através do debate democrático. Nessa formulação, o planejamento não é um cálculo estratégico, mas um diálogo interativo no qual os participantes constroem o consenso a partir do entendimento e da colaboração. O estudo analisa as experiências de movimentos sociais, planejadores e cidadãos diante de impasses e conflitos e, como estes, agindo de forma dialógica e cooperativa lidam com situações complexas para resolver problemas onde os poderes instituídos fracassaram. O trabalho discute a emergência das redes informais de planejamento e identifica seu papel no contexto da prática de planejamento brasileiro. Avalia-se em que medida estas redes indicam a emergência de um novo modo de governança urbana em gestação no século XXI?

Biografía del autor/a

Nilton Ricoy Torres

Arquiteto e urbanista pela Universidade Federal de Minas Gerais; mestre e doutor em planejamento urbano pela University of Pennsylvania; doutor em arquitetura pela Universidad Pollitecnica Madrid. Professor-doutor do Departamento de Tecnologia da Arquitetura e Urbanismo, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (São Paulo, Brasil).

Cómo citar

Torres, N. R. (2011). Planejamento numa sociedade em rede. Práticas de planejamento colaborativo no Brasil. Cadernos Metrópole, 11(22). Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/metropole/article/view/5948