Elementos para uma sociologia dos espaços edificados em cidades: o “Conic” no Plano Piloto de Brasília

Autores/as

  • Brasilmar Ferreira Nunes

Palabras clave:

Brasília, Conic, edifícios urbanos, sociabilidades urbanas, espaço construídoe sociedade

Resumen

O presente artigo procura discutir a relação do espaço construído e sociedade tomando como referência o Plano Piloto de Brasília e o seu Setor de Diversões Sul – SDS/Conic. Partindo da existência de múltiplas determinações na dinâmica da cidade, procura analisar a relação entre os usos de um centro comercial na área tombada de Brasília, o perfil dos seus usuários que em princípio se chocam com a proposta original de um ambiente mais sofisticado. Procura mostrar que a cidade, enquanto um fenômeno dinâmico, modifica propostas originais do planejamento e se adapta às necessidades de seus habitantes, numa estreita relação espaço e sociedade, de tal maneira que sociabilidades heterogêneas se articulam com espaços construídos heterogêneos. Mostra ainda que o Conic contribui para tornar a área tombada do Plano Piloto uma área urbana, na perspectiva sociológica: variada, densa e socialmente heterogênea.
Palavras-cha

Biografía del autor/a

Brasilmar Ferreira Nunes

Doutor em Sociologia pela Université de Picardie – França. Professor titular de Sociologia da Universidade Federal Fluminense. Pesquisador do CNPq (Rio de Janeiro, Brasil).

Cómo citar

Nunes, B. F. (2011). Elementos para uma sociologia dos espaços edificados em cidades: o “Conic” no Plano Piloto de Brasília. Cadernos Metrópole, (21). Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/metropole/article/view/5953