Transformações na estrutura socioespacial das favelas cariocas: a Rocinha como um exemplo

Autores/as

  • Gerônimo Leitão

Palabras clave:

favelas cariocas, Rocinha, mercado imobiliário informal, produção da moradia em assentamentos informais, estrutura socioespacial de favelas.

Resumen

Este trabalho pretende contribuir para uma melhor caracterização da dinâmica da produção do ambiente construído nas favelas cariocas, a partir de um estudo sobre a favela da Rocinha, localizada na zona sul da cidade do Rio de Janeiro. Procuramos demonstrar, inicialmente, que, ao longo de cinqüenta anos, de um espaço de uso predominantemente residencial, a Rocinha evoluiu para outro, cada vez mais complexo. Nesse período, ocorreram mudanças significativas no processo de construção da moradia, sendo que, nos últimos vinte anos, verificou-se, também, a estruturação de um expressivo mercado imobiliário informal na favela. Apesar das particularidades da Rocinha, as considerações sobre essa comunidade contribuem para uma compreensão do que ocorre nas demais favelas cariocas, no início do século XXI.

Biografía del autor/a

Gerônimo Leitão

Professor Adjunto da Escola de Arquitetura e Urbanismo e do Programa de Pós-Gradução em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Fluminense (Rio de Janeiro, Brasil).

Cómo citar

Leitão, G. (2012). Transformações na estrutura socioespacial das favelas cariocas: a Rocinha como um exemplo. Cadernos Metrópole, (18). Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/metropole/article/view/8733