Segregação residencial e segmentação social: o “efeito vizinhança” na reprodução da pobreza nas metrópoles brasileiras
Palabras clave:
segregação residencial, desigualdades escolares, metrópole.Resumen
O presente texto tem como objetivo principal produzir evidências empíricas sobre o papel da crescente interação dos processos de segregação residencial existentes nas metrópoles brasileiras com alguns dos históricos mecanismos de segmentação social. Escolhemos centrar a nossa atenção na relação entre segregação, segmentação do mercado de trabalho e desempenho escolar de crianças e jovens. No primeiro tema abordaremos o impacto das crescentes distâncias sociais entre mundo das “favelas e dos bairros” nas oportunidades segmentadas de acesso à renda, fazendo com que um “favelado” aufira sistematicamente menor renda que um morador da cidade formal, mesmo quando tem os mesmos atributos de escolaridade, idade e cor. No segundo tema nos dedicaremos à análise de como as crianças e os jovens pertencentes a universos familiares idênticos em termos de “clima escolar” (escolaridade dos integrantes com idade superior a 16 anos) e de estrutura (existência ou não dos dois cônjuges) têm desempenhos escolares (repetência e evasão escolar) distintos em razão de estarem em bairros nos quais desfrutam ou não da convivência com grupos que ocupam posições superiores da hierarquia social.Descargas
Cómo citar
Ribeiro, L. C. de Q. (2012). Segregação residencial e segmentação social: o “efeito vizinhança” na reprodução da pobreza nas metrópoles brasileiras. Cadernos Metrópole, (13). Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/metropole/article/view/8799
Número
Sección
Artigos
Licencia
La revista no puede pagar derechos de autor o distribuir reimpresiones.
El Instrumento Privado de Autorización y Asignación de Derechos de Autor, fechado y firmado por el (los) autor (es), debe transferirse en el paso 4 de la presentación (Transferencia de documentos complementarios). En caso de duda, consulte el Manual de envío del autor.
El contenido del texto es de responsabilidad del autor (es).