Periferias de grandes cidades e movimentos populacionais

Autores/as

  • Ralfo Matos

Palabras clave:

urbanização e pobreza, população e urbanização, periferização e migração, dinâmica urbana, grandes cidades, desenvolvimento urbano.

Resumen

O artigo procura refletir sobre o papel das grandes cidades na atualidade, valendo-se de aportes teóricos diversos e dados empíricos sobre pobreza, urbanização periférica e redistribuição da população no espaço. Apóia-se em uma perspectiva interdisciplinar que junta as questões urbanas contemporâneas com a história das cidades, o planejamento urbano, a geografia, a demografia e a economia. Concentra-se na discussão sobre migração e difusão da pobreza em grandes cidades, exemplificando com os casos das metrópoles São Paulo e Belo Horizonte, e evolui para a discussão sobre estratificação socioespacial e expansão de periferias, segregação e exclusão, piora das condições de vida, situação residencial das classes médias. Conclui observando que a grande cidade capitalista, mesmo internalizando conflitos, fragmentação, dinamismo e estagnação, pobreza e riqueza, mais acolhe populações de desvalidos do que expulsa.

Biografía del autor/a

Ralfo Matos

Doutor em demografia na Universidade Federal de Minas Gerais.

Cómo citar

Matos, R. (2012). Periferias de grandes cidades e movimentos populacionais. Cadernos Metrópole, (13). Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/metropole/article/view/8800

Número

Sección

Artigos