Estrutura social e segmentação do espaço metropolitano. Um retrato da Região Metropolitana de Porto Alegre em 2000

Autores/as

  • Rosetta Mammarella
  • Tanya M. de Barcellos

Palabras clave:

segregação socioespacial, metrópoles, estrutura social, Região Metropolitana de Porto Alegre, estratificação socioocupacional.

Resumen

O texto apresenta um retrato da segmentação social do espaço metropolitano de Porto Alegre no ano de 2000, construído com base em uma tipologia socioespacial. Buscou-se identificar os principais traços que marcam a configuração que está emergindo na metrópole gaúcha, tendo por referência o quadro de mudanças que se instala a partir dos anos 70. Isso foi obtido efetuando-se o cruzamento entre categorias socioocupacionais e áreas de ponderação, menor unidade espacial que o IBGE disponibilizou para os resultados da amostra do Censo Demográfico de 2000. A análise mostrou que a estrutura socioespacial da região é altamente influenciada pelas ocupações da indústria e pelas categorias dos profissionais de nível superior, demarcando uma dicotomia entre trabalho manual e trabalho intelectual na configuração metropolitana. Ao mesmo tempo, verificou-se que existe uma coerência entre a tipologia e a distribuição das atividades produtivas no território metropolitano.

Biografía del autor/a

Rosetta Mammarella

Socióloga e técnica da Fundação de Economia e Estatística Siegfried Emanuel Heuser-FEE.

Tanya M. de Barcellos

Socióloga e técnica da Fundação de Economia e Estatística Siegfried Emanuel Heuser-FEE.

Cómo citar

Mammarella, R., & Barcellos, T. M. de. (2012). Estrutura social e segmentação do espaço metropolitano. Um retrato da Região Metropolitana de Porto Alegre em 2000. Cadernos Metrópole, (13). Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/metropole/article/view/8802

Número

Sección

Artigos