Organização socioespacial e mobilidade residencial na Região Metropolitana do Recife, PE

Autores/as

  • Lívia Izabel Bezerra de Miranda

Palabras clave:

desenvolvimento urbano, metropolização, segregação.

Resumen

Na Região Metropolitana do Recife, a estrutura socioespacial evidencia um padrão de segregação enraizado na permanência de uma estrutura agrícola, concentradora de terra e de poder. Este trabalho apresenta um estudo sobre a localização de categorias socioocupacionais no espaço metropolitano recifense. A localização dos grupos ocupados no território metropolitano evidencia o rompimento do padrão de crescimento centro-periferia, que vinha se consolidando nos anos 80; realça a importância e a diversidade dos tipos socioocupacionais agrícolas, ligados à resistência e transformação do rural em urbano; e confirma a forte tendência a precarização das relações de trabalho e o adensamento das localizações residenciais em áreas de interesse social.

Biografía del autor/a

Lívia Izabel Bezerra de Miranda

Lívia Izabel Bezerra de Miranda é arquiteta e urbanista, educadora da ONG Fase-Solidariedade e Educação e coordenadora do Observatório de Políticas Públicas e Práticas Socioambientais.

Cómo citar

Miranda, L. I. B. de. (2012). Organização socioespacial e mobilidade residencial na Região Metropolitana do Recife, PE. Cadernos Metrópole, (12). Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/metropole/article/view/8812

Número

Sección

Artigos