Governança urbana e participação cidadã: a experiência do OP em São Paulo

Autores/as

  • Félix R. Sánchez

Palabras clave:

orçamento participativo, inovações institucionais e democráticas.

Resumen

Nesse texto, o autor pretende uma análise da experiência de quase vinte meses do Orçamento Participativo na cidade de São Paulo, na gestão Marta Suplicy. A importância dessa experiência, entre outros fatores, deriva do fato de se tratar de uma das maiores cidades do mundo e, como sustenta o autor, “palco privilegiado de inovações institucionais e democráticas combatendo as diversas formas de exclusão social e política e de precarização que são características de uma sociedade de terceiro mundo como a brasileira e de uma megacidade como a paulistana”.

Biografía del autor/a

Félix R. Sánchez

Professor do departamento de sociologia da PUC-SP, doutor em ciências sociais. É membro do Núcleo de Pesquisas Urbanas da PUC-SP. Atualmente, é o coordenador geral do Orçamento Participativo da Prefeitura de São Paulo (gestão Marta Suplicy).

Cómo citar

Sánchez, F. R. (2012). Governança urbana e participação cidadã: a experiência do OP em São Paulo. Cadernos Metrópole, (10), 141–174. Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/metropole/article/view/9202

Número

Sección

Artigos