Estratégias e processos participativos para o desenvolvimento local e regional na Baixada de Sepetiba, RJ

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.1590/2236-9996.2020-4707

Palabras clave:

periferia metropolitana, cenários, cartografia social, análise SWOT, Baixada de Sepetiba

Resumen

Este artigo apresenta a aplicação de ferramenta de cartografia social, a partir do olhar plural e participativo, para identificação e análise de fragilidades e potencialidades de território periférico na Baixada de Sepetiba, RJ, investigado a partir das transformações ocasionadas pelo crescimento econômico e pelos projetos de investimentos globais. Com base em conceitos de zonas opacas e luminosas, metropolização e desenvolvimento sustentável, a metodologia multitemática e transescalar analisa aspectos socioespaciais, integrando atores sociais e institucionais em uma reflexão conjunta e interativa e na produção de cenários prospectivos de desenvolvimento local. Valida-se a estratégia metodológica participativa para elaboração de diretrizes de planejamento do território ameaçado pela expansão metropolitana.

Biografía del autor/a

Denise de Alcantara Pereira, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Professor Adjunto do Departamento de Arquitetura e Urbanismo e do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial e Políticas Públicas da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Pós-Doutorado em Sistemas de Espaços Livres;  Doutorado e Mestrado pelo PROARQ-FAU-UFRJ. Doutorado Sanduíche na San Diego State University;Graduação em Arquitetura e Urbanismo pelo Instituto Metodista Bennett.

Publicado

2019-11-29

Cómo citar

de Alcantara Pereira, D. (2019). Estratégias e processos participativos para o desenvolvimento local e regional na Baixada de Sepetiba, RJ. Cadernos Metrópole, 22(47), 147–171. https://doi.org/10.1590/2236-9996.2020-4707