Os distintos e indistintos meios para viabilizar terminais de uso privativo no Porto de Santos
DOI:
https://doi.org/10.1590/2236-9996.2020-4914Palabras clave:
terras públicas, Porto de Santos, terminais portuários, desenvolvimento urbano, zoneamentoResumen
No Brasil, o Estado sempre criou condições favoráveis para garantir a participação do setor privado nas transformações do espaço urbano, em especial em obras de infraestrutura de transporte e logística. Neste texto, buscamos discutir as disputas pela terra pública e, também, pelo modelo de gestão portuária, no contexto da expansão econômica nas primeiras décadas do século XXI. Ao delimitarmos o porto de Santos como nosso recorte territorial de análise, buscamos precisar os elementos, atores, agentes e conflitos de interesses presentes nessa disputa, bem como a forma pela qual eles se articulam em diferentes escalas. A abordagem transescalar aqui adotada como estratégica metodológica ancorou-se em relações de contínuas aproximações entre fundamentação teórica e imersão empírica. Nesse debate, a função social da terra pública, com oscilações ao seu papel ambiental e econômico, ganha centralidade.Descargas
Publicado
2020-08-26
Cómo citar
Moreira, F. A. (2020). Os distintos e indistintos meios para viabilizar terminais de uso privativo no Porto de Santos. Cadernos Metrópole, 22(49), 983–1008. https://doi.org/10.1590/2236-9996.2020-4914
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Artigos
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