A evolução das formas de gentrificação: estratégias comerciais locais e o contexto parisiense

Auteurs-es

  • Eugênia Dória Viana Cerqueira Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne

Mots-clés :

gentrificação comercial, Paris, geografia do consumo, dinâmicas locais, identidade urbana

Résumé

A literatura atual sobre os processos de gentrificação concentra-se principalmente na análise de áreas impactadas por operações de renovação urbana. O presente artigo resulta de uma reflexão qualitativa sobre a evolução das dinâmicas de gentrificação que prioriza o detalhamento de um processo de transformação urbana espontâneo e pontual, espacializado em um quartier parisiense. A pesquisa descrita visa a expandir a tradicional interpretação da gentrificação residencial e focar-se nas lógicas comerciais, que constituem elementos capitais na construção do espaço urbano. Para tanto, desenvolve-se uma abordagem pluridisciplinar que se propõe a identificar os impactos socioespaciais, as tensões traçadas, assim como as representações urbanas decorrentes do processo em questão.

Biographie de l'auteur-e

Eugênia Dória Viana Cerqueira, Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne

-Arquiteta e Urbanista graduada pela Universidade Federal de Minas Gerais

- Mestranda do Master 2 Recherche- Urbanisme et Aménagement pela Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne.

Téléchargements

Publié-e

2014-12-18

Comment citer

Viana Cerqueira, E. D. (2014). A evolução das formas de gentrificação: estratégias comerciais locais e o contexto parisiense. Cadernos Metrópole, 16(32), 417–436. Consulté à l’adresse https://revistas.pucsp.br/index.php/metropole/article/view/16860