A dinâmica da migração internacional qualificada para o estado de São Paulo no século XXI: os espaços da migração dos “trabalhadores do conhecimento”

Auteurs-es

Mots-clés :

migração internacional, migração qualificada, trabalhadores do conhecimento, espaços da migração e estado de São Paulo-Brasil

Résumé

O cenário das migrações internacionais no século XXI condiz com o estudo de modalidades migratórias (Patarra, 2005) que se desenvolvem nos mesmos espaços de migração (Baeninger, 2014a), como a migração qualificada (Martine 2005). Em uma sociedade permeada por mudanças tecnológicas (Pellegrino, 2003) e pela intensidade da internacionalização do capital e da mobilidade da força de trabalho (Sassen, 1988), a compreensão do fenômeno migratório envolve, também, suas dimensões espaciais (Baeninger, 2014a). Os dados da Relação Anual de Informações Sociais sobre a inserção dos imigrantes qualificados no mercado de trabalho formal permitem apreender, assim, uma formalização crescente desses profissionais, enquanto trabalhadores do conhecimento (Mello, 2007), presentes nos diferentes municípios do estado de São Paulo, para além da região metropolitana.

Bibliographies de l'auteur-e

Jóice de Oliveira Santos Domeniconi, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Doutoranda em Demografia no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas (IFCH/UNICAMP).

Pesquisadora do Observatório das Migrações em São Paulo. 

Rosana Baeninger, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Professora Livre-Docente do Departamento de Demografia da Universidade Estadual de Campinas e do Núcleo de Estudos de População Elza Berquó (NEPO/UNICAMP).

Coordenadora do Observatório das Migrações em São Paulo.

Téléchargements

Publié-e

2017-12-13

Comment citer

Domeniconi, J. de O. S., & Baeninger, R. (2017). A dinâmica da migração internacional qualificada para o estado de São Paulo no século XXI: os espaços da migração dos “trabalhadores do conhecimento”. Cadernos Metrópole, 19(40), 749–775. Consulté à l’adresse https://revistas.pucsp.br/index.php/metropole/article/view/2236-9996.2017-4003