Trajetórias da infraestrutura no Brasil. Concepções, operacionalizações e marcos conceituais em perspectiva

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DOI :

https://doi.org/10.1590/2236-9996.2024-6003

Mots-clés :

infraestrutura urbana, infraestrutura regional, ordenamento territorial, urbanização, planejamento

Résumé

São recorrentes as incompatibilidades derivadas da implantação de infraestruturas sobre dinâmicas territoriais consolidadas. Partindo desse axioma, oobjetivo deste artigo é investigar como o planejamento de infraestruturas incorre nessas incompatibilidades. Metodologicamente, o estudo apoia-se nas escolas teóricas que relacionam infraestrutura e cidade; e utiliza análises de novas infraestruturas ou de intervenções em infraestruturas existentes. O texto se desenvolve por breve revisão dos padrões históricos infraestruturais; pelo entendimento das prioridades nas suas concepções; e pelo estudo dos seus ciclos operacionais. Desse quadro, foi possível formular o argumento de que, no Brasil, a infraestrutura é concebida para (re)estruturar setores e, quando implantada, (des)estrutura lugares. Esse argumento motivou a investigação de novos marcos conceituais que permitiram advogar por infraestruturas que sejam concebidas por evidências territoriais.

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Jeferson Cristiano Tavares, Universidade de São Paulo

Universidade de São Paulo, Instituto de Arquitetura e Urbanismo. São Carlos, SP/Brasil.

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Publié-e

2024-06-04

Comment citer

Tavares, J. C. (2024). Trajetórias da infraestrutura no Brasil. Concepções, operacionalizações e marcos conceituais em perspectiva. Cadernos Metrópole, 26(60), 443–463. https://doi.org/10.1590/2236-9996.2024-6003