Território e experiência imigratória: os refugiados em São Paulo no pós-Segunda Guerra Mundial

Auteurs-es

  • Maria do Rosário Rolfsen Salles

Mots-clés :

São Paulo, bairros, indústria, imigrantes, refugiados.

Résumé

O artigo resultou de pesquisa realizada junto ao Memorial do Imigrante, SP, cujo objetivo foi a construção de um banco de dados sobre a entrada de imigrantes refugiados em São Paulo, no pós-Segunda Guerra Mundial, entre 1947 e 1951. Trabalhou-se com uma amostra de pouco mais de 10%, de um total de mais de 5.000 fichas. Considerou-se a inserção dos imigrantes nas ocupações industriais e nas empresas empregadoras do período, a localização no território dessas empresas e residências, com o objetivo de entender as formas de agrupamento de cada uma das nacionalidades que compõem o grupo de imigrantes provenientes da Europa do Leste e que se encontravam em campos de refugiados. Os resultados revelam uma faceta da história urbana da imigração em São Paulo.

Biographie de l'auteur-e

Maria do Rosário Rolfsen Salles

Doutora Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista. Docente e pesquisadora junto ao Programa de Pós-Graduação de Mestrado em Hospitalidade da Universidade Anhembi Morumbi (São Paulo, Brasil).

Téléchargements

Comment citer

Salles, M. do R. R. (2012). Território e experiência imigratória: os refugiados em São Paulo no pós-Segunda Guerra Mundial. Cadernos Metrópole, (20). Consulté à l’adresse https://revistas.pucsp.br/index.php/metropole/article/view/8692

Numéro

Rubrique

Artigos