Planejamento urbano, espaço público e criatividade. Estudos de caso: Lisboa, Barcelona, São Paulo
Palavras-chave:
espaço público, criatividade, cidades criativas, bairros culturais, atividades econômicas, vitalidade urbana, competitividade urbana, Bairro Alto, Gracia, Vila MadalenaResumo
A criatividade urbana é abordada neste estudo a partir do binômio espaço público/esfera pública. Simultaneamente, distinguem-se políticas de planeamento urbano estratégico-radicais de políticas qualitativo-incrementais e analizam-se comparativamente as dinâmicas de três áreas urbanas informalmente reconhecidas enquanto ‘bairros criativos’, ou ‘bairros culturais’: Bairro Alto em Lisboa; Vila Gracia em Barcelona; e Vila Madalena em São Paulo. Os espaços públicos e os espaços privados de uso público dos três bairros são analisados em termos da sua funcionalidade, acessibilidade e morfologia. Por outro lado, analiza-se igualmente a percepção dos agentes locais das relações entre estes fatores urbanísticos e a criatividade, vitalidade e competitividade dos bairros em causa. Identificam-se assim algumas das condições e oportunidades dos territórios urbanos tradicionais para atrair e fixar atores criativos e atividades inovadoras, enquanto se examina criticamente a possibilidade de um desenvolvimento urbano competitivo, mas social e culturalmente responsável.Downloads
Como Citar
Balula, L. (2011). Planejamento urbano, espaço público e criatividade. Estudos de caso: Lisboa, Barcelona, São Paulo. Cadernos Metrópole, 13(25). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/metropole/article/view/5983
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