A Palavra Corpo-gesto como Resitência

Autores

  • Juliana Gomide Arruda Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.23925/2318-5023.2022.n6.e60815

Palavras-chave:

Palavra, Corpo, Gesto, Digital

Resumo

Este artigo propõe uma reflexão sobre a palavra como mídia no meio digital a partir de uma abordagem fenomenológica de três produtos comunicacionais, consistentes nos perfis no Instagram de Lilia Schwarcz e Debora Diniz e no website Sumaúma, de Eliane Brum e Jonathan Watts. Num mundo saturado de imagens, a corporeidade se perde em prol da iconização, compelindo tudo a se tornar visível. O excesso e a hipervisibilidade resultam no esgotamento do olhar e na crise de visibilidade (BAITELLO JUNIOR, 2014). Como resultado, não vemos ou enxergamos apenas o que as imagens querem nos mostrar. A profusão de imagens é também de palavras, afinal, toda palavra é uma imagem. Abordaremos a palavra como um meio primário de comunicação, uma prática do corpo biológico, social e cultural, que abrange diferentes linguagens cujas articulações se potencializam no digital com o entrelaçamento entre o verbal, o visual e o sonoro. Discutiremos a palavra a partir do conceito universalizante de imagem, em sua função mediadora e seu poder de impacto, para entendê-la como gesto capaz de articular uma liberdade (o que chamaremos de palavra corpo-gesto), com potencial para engajar, predispor ao diálogo e servir como resistência ao entorpecimento, abrindo os olhos para o invisível ou para o que é deliberadamente ocultado pelos arranjos de poder hegemônicos e mediáticos. A fundamentação teórica assenta-se em Aby Warburg, Harry Pross, Norval Baitello Junior e Vilém Flusser.

Biografia do Autor

Juliana Gomide Arruda, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Graduada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), artista visual e mestranda em Comunicação e Semiótica na PUC-SP, sob orientação do professor doutor Norval Baitello Júnior. Bolsista do CNPq.

Referências

ARTE da palavra. Narrativas do atual, entre oralidades e escritas – com os escritores Ailton Krenak e Evanilton Gonçalves e mediação da escritora e pesquisadora Veronica Stigger. Campinas: SESC Campinas, 24 jun. 2021. 1 vídeo (103 min). Disponível em: https://youtu.be/AGtJYaXNNp0. Acesso em: 21 jun. 2022.

BAITELLO JUNIOR, Norval. A era da iconofagia: reflexões sobre a imagem, comunicação, mídia e cultura. São Paulo: Paulus, 2014.

BAITELLO JUNIOR, Norval. A imagem mediática. Paulus, v. 3, n. 5, p. 61-69, 2019.

BAITELLO JUNIOR, Norval. A mídia antes da máquina. JB Online, Caderno de Ideias, 16 out. 1999. Disponível em: http://cisc.org.br/portal/jdownloads/BAITELLO%20JUNIOR%20Norval/a_mdia_antes_da_mquina.pdf. Acesso em: 2 nov. 2022.

BAITELLO JUNIOR, Norval. A serpente, a maçã e o holograma: esboços para uma teoria da mídia. São Paulo: Paulus, 2010.

BAITELLO JUNIOR, Norval. Corpo e imagem: comunicação, ambientes, vínculos. In: RODRIGUES, David (org.). Os valores e as atividades corporais. São Paulo: Summus, 2008.

BAITELLO JUNIOR, Norval. O pensamento sentado. Sobre glúteos, cadeiras e imagens. 2. reimp. São Leopoldo: Unisinos, 2012.

BAITELLO JUNIOR, Norval. O tempo lento e o espaço nulo. Mídia primária, secundária e terciária. In: FAUSTO NETO, Antônio et al. (org.). Interação e sentidos no ciberespaço e na sociedade. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2001.

BELTING, Hans. Antropologia da imagem. Trad. Artur Morão. Lisboa: KKYM + EAUM, 2014.

FLUSSER, Vilém. A escrita: há futuro para a escrita? Trad. Murilo Jardelino da Costa. São Paulo: Annablume, 2010.

FLUSSER, Vilém. Elogio da superficialidade: o universo das imagens técnicas. São Paulo: É Realizações, 2019.

FLUSSER, Vilém. Escrever em universo de imagens. Arquivo Vilém Flusser, São Paulo, 1985. Disponível em: http://www.arquivovilemflussersp.com.br/vilemflusser. Acesso em: 10 jun. 2022.

FLUSSER, Vilém. Gestos. São Paulo: Annablume, 2014.

HAN, Byung-Chul. A expulsão do outro: sociedade, percepção e comunicação. Trad. Lucas Machado. Petrópolis: Vozes, 2022.

HAN, Byung-Chul. Favor fechar os olhos: em busca de um outro tempo. Trad. Lucas Machado. Petrópolis: Vozes, 2021.

HAN, Byung-Chul. No enxame: perspectivas do digital. Trad. Lucas Machado. Petrópolis: Vozes, 2018.

HAN, Byung-Chul. Sociedade da transparência. Trad. Enio Paulo Giachini. Petrópolis: Vozes, 2019.

LEÃO, Lucia. O labirinto da hipermídia: arquitetura e navegação no ciberespaço. 3. ed. São Paulo: Iluminuras, 2005.

MENEZES, José Eugênio de O. Processos de mediação: da mídia primária à mídia terciária. Communicare, São Paulo, v. 4, n. 1, p. 27- 40, 2004.

SANTAELLA, Lucia. Gêneros discursivos híbridos na era da hipermídia. Bakhtiniana, São Paulo, v. 9, n. 2, p. 206-216, 2014.

SANTAELLA, Lucia. Navegar no ciberespaço: o perfil cognitivo do leitor imersivo. 2004. 7. reimp. São Paulo: Paulus, 2020.

WARBURG, Aby. Histórias de fantasma para gente grande: escritos, esboços e conferências. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.

Capturas de telas do Instagram de Débora Diniz (2022).

Downloads

Publicado

2022-12-15 — Atualizado em 2023-10-24

Versões