A Palavra Corpo-gesto como Resitência
DOI:
https://doi.org/10.23925/2318-5023.2022.n6.e60815Palavras-chave:
Palavra, Corpo, Gesto, DigitalResumo
Este artigo propõe uma reflexão sobre a palavra como mídia no meio digital a partir de uma abordagem fenomenológica de três produtos comunicacionais, consistentes nos perfis no Instagram de Lilia Schwarcz e Debora Diniz e no website Sumaúma, de Eliane Brum e Jonathan Watts. Num mundo saturado de imagens, a corporeidade se perde em prol da iconização, compelindo tudo a se tornar visível. O excesso e a hipervisibilidade resultam no esgotamento do olhar e na crise de visibilidade (BAITELLO JUNIOR, 2014). Como resultado, não vemos ou enxergamos apenas o que as imagens querem nos mostrar. A profusão de imagens é também de palavras, afinal, toda palavra é uma imagem. Abordaremos a palavra como um meio primário de comunicação, uma prática do corpo biológico, social e cultural, que abrange diferentes linguagens cujas articulações se potencializam no digital com o entrelaçamento entre o verbal, o visual e o sonoro. Discutiremos a palavra a partir do conceito universalizante de imagem, em sua função mediadora e seu poder de impacto, para entendê-la como gesto capaz de articular uma liberdade (o que chamaremos de palavra corpo-gesto), com potencial para engajar, predispor ao diálogo e servir como resistência ao entorpecimento, abrindo os olhos para o invisível ou para o que é deliberadamente ocultado pelos arranjos de poder hegemônicos e mediáticos. A fundamentação teórica assenta-se em Aby Warburg, Harry Pross, Norval Baitello Junior e Vilém Flusser.
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