Articulaçãoes entre Publicidade e Sustentabilidade na Pesquisa em Comunicação no Brasil (2011 - 2021)
DOI:
https://doi.org/10.23925/2318-5023.2022.n6.e60817Palavras-chave:
Publicidade e Propaganda, Sustentabilidade, Estado da arte, ComunicaçãoResumo
O presente artigo faz parte da pesquisa de mestrado sobre as práticas de contestação da publicidade (WOTTRICH, 2019) acerca da sustentabilidade em relação a marcas de moda no Instagram. O trabalho tem como objetivo mapear e discutir a produção acadêmica da última década no Brasil acerca da relação entre publicidade e sustentabilidade no campo da Comunicação. Para isso, foram buscados trabalhos publicados entre 2011 e 2021 na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, no portal de periódicos da CAPES, nos anais de quatro congressos e encontros de pesquisadores relevantes da área. No período selecionado, foram identificados 77 trabalhos publicados e, entre eles, os temas abordados em relação com a sustentabilidade incluem a publicidade de marcas e produtos, comunicação, imagem ou discurso de organizações, consumo, produção publicitária ou mercado da publicidade, marketing, campanhas de mobilização social, ensino da publicidade e produtos midiáticos. Foi possível perceber que há uma sistematicidade na abordagem do tema nos anos analisados. Contudo, nota-se que há uma carência em explorar a temática para além da publicidade de marcas e produtos e da comunicação, imagem ou discurso de organizações. Ainda há uma lacuna na investigação do tema a partir das práticas, sejam elas de produção, consumo ou recepção, uma vez que a maior parte dos trabalhos tem como instância de análise o texto. Nenhum dos trabalhos foca em práticas de contestação da publicidade, e apenas três abordam a publicidade no Instagram.
Referências
AGUIAR, Leonel. O discurso da sustentabilidade: uma genealogia. In: SCHAUN, Angela; UTSUNOMIYA, Fred. Comunicação e sustentabilidade: conceitos, contextos e experiências. Editora E-papers, 2010
BACHA, Maria de Lourdes; SHAUN, Angela. Considerações teóricas sobre o conceito de sustentabilidade: uma reflexão sobre lamentos conceituais e revisão da literatura. In: SCHAUN, Angela; UTSUNOMIYA, Fred. Comunicação e sustentabilidade: conceitos, contextos e experiências. Editora E-papers, 2010
BALDISSERA, Rudimar. A comunicação (re)tecendo a cultura da sustentabilidade em sociedades complexas. In: KUNSCH, Margarida K. e OLIVEIRA, Maria de Lourdes (orgs.). A Comunicação na gestão da sustentabilidade das organizações. São Caetano do Sul: Difusão, 2009.
BONIN, Jiani Adriana. Revisitando os bastidores da pesquisa: práticas metodológicas na construção de um projeto de investigação. In: MALDONADO, Alberto Efendy et al. Metodologias da pesquisa em comunicação: olhares, trilhas e processos. Porto Alegre, Editora Sulina, 2011 p.19-42
CAPRA, Fritjof. Alfabetização Ecológica: o desafio para a educação do século 21. IN: TRIGUEIRO, André (org). Meio Ambiente no século 21: 21 especialistas falam da questão ambiental nas suas áreas de conhecimento. Rio de Janeiro: Sextante, 2003
CASAQUI, Vander. Por uma teoria da publicização: transformações no processo publicitário. Significação: Revista De Cultura Audiovisual, v. 38, n. 36, p. 131-151, 2011.
FERREIRA, Norma Sandra de Almeida. As pesquisas denominadas "estado da arte". Educação & Sociedade [online]. 2002, v. 23, n. 79, pp. 257-272. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S0101-73302002000300013>. Acesso em 6 out. 2022
GOMES, Neusa Demartini. Publicidade: comunicação persuasiva. Porto Alegre: Sulina, 2008.
IRVING, Marta de Azevedo. Sustentabilidade e o futuro que não queremos: polissemias, controvérsias e a construção de sociedades sustentáveis. Sinais Sociais, Rio de Janeiro, v. 9, n. 26, p. 13-38, 2014.
JACKS, Nilda. Prefácio, In: MATTOS, Maria Ângela; BARROS, Ellen J. Marques; OLIVEIRA, Max Emiliano. Metapesquisa em Comunicação: o interacional e seu capital teórico nos textos da Compós. Porto Alegre: Sulina, 2018
LOSSO, Marco Justo. Em meio à pandemia, como discutir a crise da mudança climática? CNN Brasil, 2021. <https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/em-meio-a-pandemia-como-discutir-a-crise-da-mudanca-climatica/>. Acesso em: 12 jan. 2023.
LOUREIRO, Carlos Frederico B. Sustentabilidade e educação ambiental: controvérsias e caminhos do caso brasileiro. Sinais Sociais, Rio de Janeiro, v. 9, n. 26, p. 13-38, 2014.
NASCIMENTO, Elimar Pinheiro do. Trajetória da sustentabilidade: do ambiental ao social, do social ao econômico. Estudos avançados, v. 26, n. 74, p. 51-64, 2012. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/ea/a/yJnRYLWXSwyxqggqDWy8gct/?lang=pt&format=pdf>. Acesso em 18 dez. 2022
MATTELART, Armand. La internacional publicitaria. Fundación para el Desarrollo de la Función Social de las Comunicaciones (FUNDESCO), 1990.
OLIVEIRA, Elizabeth. Comunicação e sustentabilidade: reflexões sobre o papel da mídia na construção de novas práticas de cidadania. Sinais Sociais, Rio de Janeiro, v. 9, n. 26, p. 13-38, 2014.
WOTTRICH, Laura. A publicidade em xeque: práticas de contestação dos anúncios. Porto Alegre: Sulina, 2019.
WOTTRICH, Laura; PIEDRAS, Elisa. A ascensão do discurso publicitário e sua condição “quase invisível”: a contribuição de Armand Mattelart. In: MALDONADO, Alberto Efendy; Castro, Edizon León. Investigación crítica de la comunicación en América Latina: diálogos con la vertiente Mattelart. Quito, Ecuador: Ediciones Ciespal, 2019.
Downloads
Publicado
Versões
- 2022-12-15 (2)
- 2022-12-15 (1)
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Nhengatu
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.