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Articulaçãoes entre Publicidade e Sustentabilidade na Pesquisa em Comunicação no Brasil (2011 - 2021)

Autores

  • Julia Sousa Capelaro Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.23925/2318-5023.2022.n6.e60817

Palavras-chave:

Publicidade e Propaganda, Sustentabilidade, Estado da arte, Comunicação

Resumo

O presente artigo faz parte da pesquisa de mestrado sobre as práticas de contestação da publicidade (WOTTRICH, 2019) acerca da sustentabilidade em relação a marcas de moda no Instagram. O trabalho tem como objetivo mapear e discutir a produção acadêmica da última década no Brasil acerca da relação entre publicidade e sustentabilidade no campo da Comunicação. Para isso, foram buscados trabalhos publicados entre 2011 e 2021 na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, no portal de periódicos da CAPES, nos anais de quatro congressos e encontros de pesquisadores relevantes da área. No período selecionado, foram identificados 77 trabalhos publicados e, entre eles, os temas abordados em relação com a sustentabilidade incluem a publicidade de marcas e produtos, comunicação, imagem ou discurso de organizações, consumo, produção publicitária ou mercado da publicidade, marketing, campanhas de mobilização social, ensino da publicidade e produtos midiáticos. Foi possível perceber que há uma sistematicidade na abordagem do tema nos anos analisados. Contudo, nota-se que há uma carência em explorar a temática para além da publicidade de marcas e produtos e da comunicação, imagem ou discurso de organizações. Ainda há uma lacuna na investigação do tema a partir das práticas, sejam elas de produção, consumo ou recepção, uma vez que a maior parte dos trabalhos tem como instância de análise o texto. Nenhum dos trabalhos foca em práticas de contestação da publicidade, e apenas três abordam a publicidade no Instagram.

Biografia do Autor

Julia Sousa Capelaro, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestranda em Comunicação no PPGCOM da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, orientanda da prof. Dra. Laura Wottrich Cougo. Membro do grupo de pesquisa Comunicações e Práticas Culturais do PPGCOM/UFRGS.

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Volume total de trabalhos publicados por ano

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Publicado

2022-12-15

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