CyPet e a Ciberperformance no Contexto Arte-educativo
Resistência e criatividade em Cena
DOI:
https://doi.org/10.23925/2318-5023.2022.n6.e60820Palavras-chave:
Ciberperformance, Artes performativas, Resistência, Online, Ensino SuperiorResumo
Este artigo visa apresentar um estudo sobre a ciberperformance no contexto arte-educativo, a investigação vem sendo desenvolvida no âmbito do Projeto CyPeT, no Centro de Investigação em Artes e Comunicação (CIAC), em Portugal. Realizaremos uma reflexão do ponto de vista acadêmico e artístico português, tendo como eixos condutores os processos criativos, estratégias e a percepção do potencial da internet para a artes performativas online. Com o cenário pandémico dos últimos dois anos, a prática da ciberperformance à escala global potenciou a emergência de modos de expressão artística à margem dos circuitos tradicionais da chamada economia criativa, oferecendo um meio de criação e de divulgação que desafia as instituições artísticas convencionais. Em todos os setores, e no que diz respeito ao setor artístico e em particular, às instituições de ensino superior, a criatividade tornou-se fundamental para a adaptação a uma nova realidade que levou docentes e artistas a serem resistentes, a ponto de não estagnarem diante dos novos desafios e experimentarem modelos de performance online capazes de permitir reinventar metodologias e formas de interação. Este panorama motivou a criação do projeto, pois a entrada em cena de uma imensa massa da população no palco digital impõe um reequacionamento dos conceitos de performer e espectador, além de uma análise sobre o seu caráter comutável. Importa compreender quais são as condições necessárias para que esta redemocratização da participação em espetáculos online não se quede apenas na superfície de um simulacro de partilha, mas possa oferecer reais condições para potenciar as ciberperformances nativas.
Referências
ALMEIDA, Eliana Silva de; REIS, Danisson Luiz dos Santos; LIMA, Débora Cristina da Silva. TRANSFORMAÇÃO DIGITAL E ECONOMIA CRIATIVA: Um estudo sobre impactos nos empreendimentos criativos durante a pandemia do COVID-19. International Journal of Knowledge Engineering and Management, Florianópolis, v. 10, n. 27, pp.157-178, 2021.
BIDARRA, José. Problemas e Perspetivas do Ensino Híbrido. In: Seminário Tecnologias no Ensino/ Formação- Nova era “Novos contextos: Distância e Proximidade”. Realizado em abril de 2022. Disponível em https://pt.slideshare.net/bidarra/problemas-e-perspetivas-do-ensino-hibrido Acesso em: 20, jun. 2022.
Carlson, M. Performance: A critical introduction. Third Edition. London; New York: Routledge, 2018.
CUNHA, Maria Manuela Ferreira da; MAIA, Sara Cunha. Dar Voz as Artes-Experiências Artísticas em tempos de pandemia. In: Emoções, Artes e Intervenção-Perspetivas Multidisciplinares, Universidade de Coimbra, 2021. Disponível em < http://hdl.handle.net/10316/97588> Acesso, 10, jan.2023.
DUARTE, Mariana. Transformação Digital na Cultura: Onde estamos e para onde vamos? Lisboa, 2021. Disponível em < https://setentaequatro.pt/enfoque/transformacao-digital-na-cultura-onde-estamos-e-para-onde-vamos> Acesso em 06, jan. 2023.
Goldberg, RoseLee. A arte da performance. Lisboa: Orfeu Negro, 2012.
GOMES, Clara. A internet como um lugar intercriativo e produtilizado – o caso da ciberformance. In: Avanca Cinema International Conference. Avanca: Cine-Clube de Avanca, p.25-38, 2014.
GOMES, Inês. A digitalização do teatro em Portugal e a pandemia de COVID-19. Tese de mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação. Lisboa: Instituto Universitário de Lisboa, 2021.
HildeblanDo JÚNIOR, Carlos A.; Finardi, Kyria. Rebeca. Telecolaboração e internacionalização do ensino superior: reflexões a partir da pandemia Covid-19. Revista Intercâmbio, v. XLV: 254- 278. São Paulo: LAEL/PUCSP, 2020.
Jamieson, Helen. Adventures in Cyberformance - Experiments at the interface of theatre and the internet. Tese de mestrado, Drama, Creative Industries Faculty, Queensland Universty of Technology, 2008.
MARQUES, Diogo Filipe Couto. O impacto da pandemia de Covid-19 na digitalização do Ensino Superior. Dissertação de Mestrado em Gestão de Serviços, Universidade do Porto, 2021.
Moreira, J.A.M; Henriques, S; Barros, D. Transitando de um ensino remoto emergencial para uma educação digital em rede, em tempos de pandemia. Revista Dialogia, São Paulo, n. 34, p. 351-364, jan./abr. 2020.
Mörschbãcher, B.; WeymaR, L.B.C. Arte digital na cibercultura: Contextualização e debates atuais. Revista da FUNDARTE. Montenegro, p.01-16, ano 21, nº 46, setembro, 2021. Disponível em:<http://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/RevistadaFundarte/issue/archive> Acesso em 24, mai.2022.
Najima, F.M. Ciberperformances e a Cibernética. Revista outras Frontiras. Cuiabá-MT, Vol. 7, N.1, Jan./Jul., p.1-19, 2020.
Papagiannouli, C. A Postdigital Response: Experiential Dramaturgies of Online Theatre, Cyberformance and Digital Texts. In: Experiential Theatres: Praxis-Based Approaches to Training. W. W. Lewis, & S. Bartley (Eds.), 21st Century Theatre Artists (1st ed.). Routledge, 2022.
Róman, J.C. Tradição e descontinuidade na performance. Traduzido do espanhol por José Gabriel Martins. In: Artes Performativas: novos discursos. Né Barros, Juan Carlos Román e Maria Helena Maia. Porto: CEAA | Centro de Estudos Arnaldo Araújo da CESAP/ESAP, 1ª edição, 2012.
Sapucaia, Rosimária. Quintal dos sons: Um caminho para a imersão sonora. Tese de doutoramento em Média-arte digital. Universidade aberta em associação com a Universidade do Algarve, 2022.
Schechner, R. O que é performance? Trad. Almeida, R. In: Brady, S. Performance studies - an introduction. New York & London: Routledge, p. 28-51, 2006.
Schechner, R. Performance studies: an introduction. Third Edition. London; New York: Routledge, 2013.
Silva, A.R.A.B. A arte da Performance em plataforma digital: um estudo sobre a interação e a interatividade a partir da obra de Celina Portella. Tese de mestrado em história, política e bens culturais, Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 2019.
SILVA, Ursula Rosa da; SENNA, Nádia da Cruz. Epistetemologias e Culturas silenciadas: Por uma formação decolonial das Artes. Revista Educação, Artes e Inclusão, Vol.16, N.3, jul. /set., 2020.
Valverde, Isabel. Dança e Culturas de Rede. Salvador: UFBA, 2016.
Woolway, E.; Badillo, E.; Lemov, D. Conclusão: Planejando para o futuro. In: Ensinando na sala de aula online: sobrevivendo e sendo eficaz no novo normal. Org. Doug Lemov, Equipe Teach Like a Champion. Tradução Sandra Maria Mallmann da Rosa. Porto Alegre: Penso, 2021.
Zulian, J. Arte-processo; Teleperformances e performances digitais: Transmissões, recepções e interações através da internet. p.48., 2021. Disponível em <https://cultura.jundiai.sp.gov.br/wp-content/uploads/2021/03/ARTE-PROCESSO-TELEPERFORMANCES-E-PERFORMANCES-DIGITAIS-compactado.pdf.> Acesso em: 10, jun. 2022.
Zumthor, Paul. Performance, repcepção, leitura. Tradução: Jerusa Pires Ferreira e Suely Fenerich. Ubu Editora, 2018.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Nhengatu
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.