IN MEMORIAM: RÁDIO: MÍDIA E LINGUAGEM
DOI:
https://doi.org/10.23925/nhengatu.v0i4.39432Keywords:
Linguagem Radiofônica, Nomenclaturas Radiofônicas, Estruturas de Composição Radiofônicas.Abstract
O Rádio foi identificando seus constituintes para se estabelecer como linguagem a partir da apropriação de elementos que pertenciam aos códigos matrizes, principalmente, o sonoro e o verbal-oral. Além disso, o rádio também é uma mídia de convergência porque muitas composições textuais anteriormente produzidos em diferentes suportes foram deslocadas para o meio radiofônico, testando-se de acordo com a natureza da nova mídia; em fronteira, como afirma Iúri Lótman. O foco principal desse capítulo é a linguagem radiofônica, seus constituintes e suas modelizações; suas nomenclaturas e estruturas de composição, pontuados ora como decorrentes da movência no interior da semiosfera ora já estabelecidos como fórmulas, decorrentes do eixo de delimitação, atuando como eixo da dinâmica da cultura, ainda segundo Iúri Lótman.References
BALSEBRE, Armand. El lenguaje radiofônico.2a Ed. Madrid: Ediciones átedra,
BERCHMANS, Toni. A música do filme: tudo que você gostaria de sber sobre a música de cinema. São Paulo: Escrituras Editora, 2006.
CARVALHO, Márcia. CUNHA, Newton. Dicionário SESC: a linguagem da cultura. São Paulo: Perspectiva : Sesc São Paulo, 2003.
MACHADO, Regina. A voz na canção popular brasileira – um estudo sobre a
vanguarda paulista. Cotia, São Paulo: Ateliê Editorial, 2011
SANTAELLA, Lucia. SEKEFF, Maria de Lourdes. Da Música: seus usos e recursos. 2a Ed. São Paulo: Editora UNESP, 2007.
ZUMTHOR, Paul. A Letra e a Voz. São Paulo: Companhia das Letras. 1991.
Downloads
Published
Issue
Section
License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
This license allows others to remix, adapt and create from your work for non-commercial purposes, and although new works must be credited to you and may not be used for commercial purposes, users do not have to license these derivative works under the same terms.