IN MEMORIAM: RÁDIO: MÍDIA E LINGUAGEM
DOI:
https://doi.org/10.23925/nhengatu.v0i4.39432Palavras-chave:
Linguagem Radiofônica, Nomenclaturas Radiofônicas, Estruturas de Composição Radiofônicas.Resumo
O Rádio foi identificando seus constituintes para se estabelecer como linguagem a partir da apropriação de elementos que pertenciam aos códigos matrizes, principalmente, o sonoro e o verbal-oral. Além disso, o rádio também é uma mídia de convergência porque muitas composições textuais anteriormente produzidos em diferentes suportes foram deslocadas para o meio radiofônico, testando-se de acordo com a natureza da nova mídia; em fronteira, como afirma Iúri Lótman. O foco principal desse capítulo é a linguagem radiofônica, seus constituintes e suas modelizações; suas nomenclaturas e estruturas de composição, pontuados ora como decorrentes da movência no interior da semiosfera ora já estabelecidos como fórmulas, decorrentes do eixo de delimitação, atuando como eixo da dinâmica da cultura, ainda segundo Iúri Lótman.Referências
BALSEBRE, Armand. El lenguaje radiofônico.2a Ed. Madrid: Ediciones átedra,
BERCHMANS, Toni. A música do filme: tudo que você gostaria de sber sobre a música de cinema. São Paulo: Escrituras Editora, 2006.
CARVALHO, Márcia. CUNHA, Newton. Dicionário SESC: a linguagem da cultura. São Paulo: Perspectiva : Sesc São Paulo, 2003.
MACHADO, Regina. A voz na canção popular brasileira – um estudo sobre a
vanguarda paulista. Cotia, São Paulo: Ateliê Editorial, 2011
SANTAELLA, Lucia. SEKEFF, Maria de Lourdes. Da Música: seus usos e recursos. 2a Ed. São Paulo: Editora UNESP, 2007.
ZUMTHOR, Paul. A Letra e a Voz. São Paulo: Companhia das Letras. 1991.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.