IN MEMORIAM: ESSA FOI PRA TOCAR NO RÁDIO
DOI:
https://doi.org/10.23925/nhengatu.v0i4.39433Keywords:
Radioweb, Programação Musical, Playlist, Paradigmatização, Parataxe.Abstract
O tema de desta comunicação envolve o que é denominado programação musical, uma das formatações da radiofonia, quando, realizada fora do seu sistema padrão, o analógico, é inserida numa outra tecnologia, o computador, e num outro sistema, a internet, sob as várias denominações: WebRadio, Radioweb ou NetRadio. O objetivo é verificar o processo dialógico entre ambos os sistemas, quando se encontram em fronteira. No rádio analógico, do atrelamento dos meios de comunicação de massa à indústria cultural decorre, de modo geral, a seleção sonoro-musical muito voltada em função só do consumo de “sucessos” rápidos e descartáveis, facilmente substituído um pelo mesmo. Diferentemente, na radioweb, é possível interferir nessa constante ao optar por outros nomes, títulos e gêneros musicais; ao desviar de certa rigidez e exclusividade de uma única fonte produtora de música, como acontece com a imposição da música norte-americana no mercado brasileiro; ao selecionar o “lado B” do playlist das emissoras analógicas comerciais e o elenco musical desprezado pelas mídias comerciais que lidam só com o sucesso, porque a radioweb disponibiliza a programação ao amplo tempo/espaço da navegação e ainda não está determinada pelos números da audiência.References
BASEBRE, Armand. El linguaje radiofônico. Madrid: Ediciones Cátedra, 2004
LÓTMAN, Iúri M. La Semiosfera 1: semiótica de la cultura y del texto. NAVARRO, Desiderio (trad.). Madrid: Frónesis, 1996.
MCLEISH, Robert. Produção de Rádio: uma guia abrangente de produção radiofônica. SILVA, Mauro (trad.). São Paulo: Summus, 2001.
McLUHAN, Marshall. A Galáxia de Gutenberg. CARVALHO, Leônidas C. e TEIXEIRA, Anísio (trad.) São Paulo: Cultrix, Cia Editora Nacional e Edusp, 1972.
PIGNATARI, Décio. Comunicação Poética. São Paulo: Cortez & Moraes, 1977
Downloads
Published
Issue
Section
License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
This license allows others to remix, adapt and create from your work for non-commercial purposes, and although new works must be credited to you and may not be used for commercial purposes, users do not have to license these derivative works under the same terms.