IN MEMORIAM: ESSA FOI PRA TOCAR NO RÁDIO
DOI:
https://doi.org/10.23925/nhengatu.v0i4.39433Palavras-chave:
Radioweb, Programação Musical, Playlist, Paradigmatização, Parataxe.Resumo
O tema de desta comunicação envolve o que é denominado programação musical, uma das formatações da radiofonia, quando, realizada fora do seu sistema padrão, o analógico, é inserida numa outra tecnologia, o computador, e num outro sistema, a internet, sob as várias denominações: WebRadio, Radioweb ou NetRadio. O objetivo é verificar o processo dialógico entre ambos os sistemas, quando se encontram em fronteira. No rádio analógico, do atrelamento dos meios de comunicação de massa à indústria cultural decorre, de modo geral, a seleção sonoro-musical muito voltada em função só do consumo de “sucessos” rápidos e descartáveis, facilmente substituído um pelo mesmo. Diferentemente, na radioweb, é possível interferir nessa constante ao optar por outros nomes, títulos e gêneros musicais; ao desviar de certa rigidez e exclusividade de uma única fonte produtora de música, como acontece com a imposição da música norte-americana no mercado brasileiro; ao selecionar o “lado B” do playlist das emissoras analógicas comerciais e o elenco musical desprezado pelas mídias comerciais que lidam só com o sucesso, porque a radioweb disponibiliza a programação ao amplo tempo/espaço da navegação e ainda não está determinada pelos números da audiência.Referências
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