IN MEMORIAM: HISTÓRIA ORAL E DOCUMENTÁRIO RADIOFÔNICO: CONVERGÊNCIAS E DISTINÇÕES

Authors

  • Cármen Lúcia José Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.23925/nhengatu.v0i4.39435

Keywords:

História Oral, Reportagem, Documentário Radiofônico

Abstract

Recentemente, em todas as mídias eletrônicas, o documentário conquistou mportante e amplo espaço de produção e de audiência, expondo-se através de festivais e mostras e marcando presença em horários nobres na grade de programação das emissoras de rádio e de televisão. Mas as reflexões teóricas sobre o documentário, principalmente quando produzido pela mídia radiofônica, ainda são poucas. O presente trabalho está centralizado em dois pontos essenciais que envolvem a questão do documentário, principalmente, quando produzido para a mídia radiofônica: l. quais os elementos que aproximam o relato oral, uma das primeiras matrizes informacionais da espécie humana, das referências recortadas como conteúdo do documentário; 2. quais os elementos que distinguem o tratamento da oralidade como fonte da História Oral e como constituinte do roteiro, quando da formatação na categoria Documentário. O primeiro ponto decorre da importância que o cotidiano ganhou, tanto para a História Nova como para o Documentário, porque revela a heterogeneidade e a hierarquização na configuração da vida de todos os membros de um dado grupo social, fazendo do acontecimento a ponta reveladora dos tipos de vínculos. O segundo retoma o relato oral para evidenciar as convergências e as distinções entre os procedimentos dados pela História e pelo Documentário, quando da coleta, da decupagem e da edição do relato oral tornado, respectivamente, como documento e sonora.

Author Biography

Cármen Lúcia José, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Possui graduação em Língua e Literatura Vernáculas pela Pontifície Universidade Católica de São Paulo (1976), mestrado em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP,1991) e doutorado pelo programa de Pós-graduação em Comunicação e Semiótica pela Pontifície Universidade Católica de São Paulo (1996). Professora titular da Universidade Sao Judas Tadeu integrante do Núcleo de Pesquisa em Comunicação: "Códigos e Linguagens: crítica, produção, memória" , na mesma Universidade. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Radiodifusão, atuando principalmente nos seguintes temas: oralidade, sonoridade, poética, mito - mitificação - mídia, poesia oral - poesia em áudio - poesia brasileira, performance vocal -memória - tradução e mito, mitologia e mitificação. Como integrante do Núcleo de pesquisa, pesquisa na área de produção, crítica e memória do Rádio e das mídias sonoras. Diretora artística e responsável pela programação musical da Radioweb São Judas, postada no Portal da Universidade São Judas, em www.usjt.br Professora de Audioficção e de Documentário Radiofônico, no curso de especialização em Roteiro em Áudio e Audiovisual, pelo COGEAE, Puc-SP. Professora de Produção Publicitária:som, no Curso de Publicidade e Propaganda, na Pontifície Universidade Católica, em São Paulo. Professora de Roteiros Radiofônicos e Organização da Pordução em Rádio e Radioweb, na Universidade São Judas Tade. Cármen faleceu em 26/02/2017.

References

CHANTLER, Paul e HARRIS, Sim: Radiojornalismo. São Paulo, Summus,

KOTSCHO, Ricardo: A Prática da Reportagem. São Paulo: Ática, série Fundamentos, 1995

LABAKI, Almir e MOURÃO, Maria Dora G.: Imagens da Subjetividade. São

Paulo: Caderno da 3 a Conferência Internacional do Documentário, 2003.

LAGE, Nilson: Estrutura da Notícia. São Paulo, Ática, série Princípios, v. 29,

MCLEIS, Robert: Produção de Rádio. Um guia abrangente de produção

radiofônica./ tradução Mauro Silva São Paulo, Summus Editorial, 2001.

NUNES, Mônica R. F.: O mito no rádio: a voz e os signos da renovação peródica. São Paulo, Annablume, 1993.

PIGNATARI, Décio. A Ilusão da Contigüidade. Revista Através 1. São Paulo,

Livraria Duas Cidades, s.d.

PRADO, Emilio: Estrutura da Informação Radiofônica. São Paulo, Summus,

PRINS, Gwyn: História Oral In: A Escrita da História:novas perspectivas. / Peter Burke (org). São Paulo, EDUNESP,1992.

SANTAELLA, Lucia: Cultura das Mídias. São Paulo, Experimento, 1996.

SHAFER, Murray: O Ouvido Pensante. São Paulo: EDUNESP. !991.

WISNIK, José Miguel: O Som e o Sentido. Uma outra História das Músicas.

São Paulo, Cia das Letras.1999.

ZUMTHOR, Paul: A Letra e a Voz: A Literatura Medieval./ tradução Amálio

Pinheiro e Jerusa Pires Ferreira. São Paulo, Cia das Letras, 2001.

Published

2018-10-08

Issue

Section

Artigos