IN MEMORIAM: HISTÓRIA ORAL E DOCUMENTÁRIO RADIOFÔNICO: CONVERGÊNCIAS E DISTINÇÕES
DOI:
https://doi.org/10.23925/nhengatu.v0i4.39435Keywords:
História Oral, Reportagem, Documentário RadiofônicoAbstract
Recentemente, em todas as mídias eletrônicas, o documentário conquistou mportante e amplo espaço de produção e de audiência, expondo-se através de festivais e mostras e marcando presença em horários nobres na grade de programação das emissoras de rádio e de televisão. Mas as reflexões teóricas sobre o documentário, principalmente quando produzido pela mídia radiofônica, ainda são poucas. O presente trabalho está centralizado em dois pontos essenciais que envolvem a questão do documentário, principalmente, quando produzido para a mídia radiofônica: l. quais os elementos que aproximam o relato oral, uma das primeiras matrizes informacionais da espécie humana, das referências recortadas como conteúdo do documentário; 2. quais os elementos que distinguem o tratamento da oralidade como fonte da História Oral e como constituinte do roteiro, quando da formatação na categoria Documentário. O primeiro ponto decorre da importância que o cotidiano ganhou, tanto para a História Nova como para o Documentário, porque revela a heterogeneidade e a hierarquização na configuração da vida de todos os membros de um dado grupo social, fazendo do acontecimento a ponta reveladora dos tipos de vínculos. O segundo retoma o relato oral para evidenciar as convergências e as distinções entre os procedimentos dados pela História e pelo Documentário, quando da coleta, da decupagem e da edição do relato oral tornado, respectivamente, como documento e sonora.References
CHANTLER, Paul e HARRIS, Sim: Radiojornalismo. São Paulo, Summus,
KOTSCHO, Ricardo: A Prática da Reportagem. São Paulo: Ática, série Fundamentos, 1995
LABAKI, Almir e MOURÃO, Maria Dora G.: Imagens da Subjetividade. São
Paulo: Caderno da 3 a Conferência Internacional do Documentário, 2003.
LAGE, Nilson: Estrutura da Notícia. São Paulo, Ática, série Princípios, v. 29,
MCLEIS, Robert: Produção de Rádio. Um guia abrangente de produção
radiofônica./ tradução Mauro Silva São Paulo, Summus Editorial, 2001.
NUNES, Mônica R. F.: O mito no rádio: a voz e os signos da renovação peródica. São Paulo, Annablume, 1993.
PIGNATARI, Décio. A Ilusão da Contigüidade. Revista Através 1. São Paulo,
Livraria Duas Cidades, s.d.
PRADO, Emilio: Estrutura da Informação Radiofônica. São Paulo, Summus,
PRINS, Gwyn: História Oral In: A Escrita da História:novas perspectivas. / Peter Burke (org). São Paulo, EDUNESP,1992.
SANTAELLA, Lucia: Cultura das Mídias. São Paulo, Experimento, 1996.
SHAFER, Murray: O Ouvido Pensante. São Paulo: EDUNESP. !991.
WISNIK, José Miguel: O Som e o Sentido. Uma outra História das Músicas.
São Paulo, Cia das Letras.1999.
ZUMTHOR, Paul: A Letra e a Voz: A Literatura Medieval./ tradução Amálio
Pinheiro e Jerusa Pires Ferreira. São Paulo, Cia das Letras, 2001.
Downloads
Published
Issue
Section
License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
This license allows others to remix, adapt and create from your work for non-commercial purposes, and although new works must be credited to you and may not be used for commercial purposes, users do not have to license these derivative works under the same terms.