IN MEMORIAM: TRILHA DO FILME PUBLICITÁRIO
DOI:
https://doi.org/10.23925/nhengatu.v0i4.39438Keywords:
Canção de Massa, Canção das Mídias, Ressemantização, Trilha do Filme Publicitário.Abstract
Nos últimos 15 anos, a trilha sonora passou a ocupar um lugar de destaque nas linguagens audiovisuais. As novas tecnologias e, consequentemente, os novos diálogos metalinguísticos entre imagem e som criaram, de um lado, outros usos para a fragmentação das canções, tornadas trilha; de outro, passaram a destacar o novo desenho cultural do público consumidor médio brasileiro que, além de ser o foco potencial das Marcas, é também consumidor de informação, isto é, usuário de linguagens. Nossa expectativa é compreender o uso da canção, especificamente, como trilha sonora do filme publicitário: como a canção tornada trilha é reutilizada na associação com a Marca e o que a seleção de canções aponta quanto ao público-alvo em se tratando de repertório cultural. No emprego da canção como trilha, a importância que o áudio vem conquistando é produto, principalmente, da autonomia e da proeminência informacional que a trilha tem adquirido em relação à visualidade em movimento. No Brasil, com a política de promoção econômica de pessoas da classe C / D para a posição de consumidor médio, é possível verificar tanto a presença de outros gêneros musicais mais populares e/ ou periféricos no rol da canção para compor a programação musical das emissoras de rádio e o Cds das canções que compõem as trilhas das telenovelas.
References
BERCHMANS, T.(2006) A Música do Filme. São Paulo: Escrituras.
BIGAL, S. (1999) O que é criação publicitária. São Paulo: Nobel.
JAKOBSON, R. (1974) Linguística e Comunicação. São Paulo: Cultrix.
PEIRCE, C. S. (1999) Semiótica e Filosofia. São Paulo: Cultrix.
PALMIER, J. M. (1977) Lacan. São Paulo: Melhoramentos.
PIGNATARI, D. (1974) Semiótica e Literatura. São Paulo: Cortez e Moraes.
SHUKER, R. (1999) Vocabulário de Música Pop. São Paulo: Hedra.
TALIT, L. (1994) Semiótica da Canção. melodia e letra. SP: Editora Escuta.
VALENTE, H. D. (2003) As vozes da canção na mídia. São Paulo: Via Lettera
SITES
MNEMOCINE. Disponível em: http://www.mnemocine.com.br/index.php/2017-03-19-18-18-46/trilha-sonora-no-cinema/162-trilha-sonora.
WIKIPÉDIA. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Banda_sonora#cite_note-5.
Downloads
Published
Issue
Section
License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
This license allows others to remix, adapt and create from your work for non-commercial purposes, and although new works must be credited to you and may not be used for commercial purposes, users do not have to license these derivative works under the same terms.