IN MEMORIAM: TRILHA DO FILME PUBLICITÁRIO
DOI:
https://doi.org/10.23925/nhengatu.v0i4.39438Palavras-chave:
Canção de Massa, Canção das Mídias, Ressemantização, Trilha do Filme Publicitário.Resumo
Nos últimos 15 anos, a trilha sonora passou a ocupar um lugar de destaque nas linguagens audiovisuais. As novas tecnologias e, consequentemente, os novos diálogos metalinguísticos entre imagem e som criaram, de um lado, outros usos para a fragmentação das canções, tornadas trilha; de outro, passaram a destacar o novo desenho cultural do público consumidor médio brasileiro que, além de ser o foco potencial das Marcas, é também consumidor de informação, isto é, usuário de linguagens. Nossa expectativa é compreender o uso da canção, especificamente, como trilha sonora do filme publicitário: como a canção tornada trilha é reutilizada na associação com a Marca e o que a seleção de canções aponta quanto ao público-alvo em se tratando de repertório cultural. No emprego da canção como trilha, a importância que o áudio vem conquistando é produto, principalmente, da autonomia e da proeminência informacional que a trilha tem adquirido em relação à visualidade em movimento. No Brasil, com a política de promoção econômica de pessoas da classe C / D para a posição de consumidor médio, é possível verificar tanto a presença de outros gêneros musicais mais populares e/ ou periféricos no rol da canção para compor a programação musical das emissoras de rádio e o Cds das canções que compõem as trilhas das telenovelas.
Referências
BERCHMANS, T.(2006) A Música do Filme. São Paulo: Escrituras.
BIGAL, S. (1999) O que é criação publicitária. São Paulo: Nobel.
JAKOBSON, R. (1974) Linguística e Comunicação. São Paulo: Cultrix.
PEIRCE, C. S. (1999) Semiótica e Filosofia. São Paulo: Cultrix.
PALMIER, J. M. (1977) Lacan. São Paulo: Melhoramentos.
PIGNATARI, D. (1974) Semiótica e Literatura. São Paulo: Cortez e Moraes.
SHUKER, R. (1999) Vocabulário de Música Pop. São Paulo: Hedra.
TALIT, L. (1994) Semiótica da Canção. melodia e letra. SP: Editora Escuta.
VALENTE, H. D. (2003) As vozes da canção na mídia. São Paulo: Via Lettera
SITES
MNEMOCINE. Disponível em: http://www.mnemocine.com.br/index.php/2017-03-19-18-18-46/trilha-sonora-no-cinema/162-trilha-sonora.
WIKIPÉDIA. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Banda_sonora#cite_note-5.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.