IN MEMORIAM: POÉTICAS MIDIÁTICAS: DECLAMAÇÃO E RECITAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.23925/nhengatu.v0i4.39434Palavras-chave:
Comunicação Poética, Dispositivos Midiáticos, Performance Vocal, Declamação, Recitação.Resumo
Ao transformar a poesia literária em peça radiofônica, inevitavelmente, recupera-se a estrutura e os traços da poesia oral que, originariamente, apresentava-se em duas versões de composição da performance vocal: da declamação e da recitação. Inicialmente, usadas como sinônimas, na mídia radiofônica, foi possível produzir distinções que ampliam as possibilidades poéticas do ouvir. Além disso, ao realizar essa tradução, estamos envolvidos, de um lado, com a literatura, que busca romper com o uso comunicativo das palavras e, de outro, com o meio radiofônico, que está integralmente organizado como dispositivo midiático, que se produz por estruturas formulares, porque garantidas quanto ao reconhecimento. Neste capítulo, aprendemos como a Literatura e a Poesia Oral podem emprestar suas Vozes para contribuir como referência ao pensarmos a Voz da declamação e da recitação no meio radiofônico.Referências
CAMPOS, Augusto. Teoria da Poesia Concreta. SP: Duas Cidades, 1975.
COHEN, Renato. Performance e contemporaneidade: da oralidade à cibercultura. In: Oralidade em tempo&espaço: colóquio Paul Zumthor. (org.) Jerusa Pires Ferreira. SP: Educ, 1999.
DAHLET, Véronique. A Entonação no Dialogismo Bakhtiniano. In: Bakhtin: Dialogismo. (org.) BRAIT, Beth. SP: Contexto, 2003.
JAKOBSON, Roman. Lingüística e Comunicação. SP: Cultrix. 1973.
JOSÉ, Carmen Lucia. SP: Puc, Programa de Pós-graduação em omunicação e Semiótica, tese de doutoramento. 1996.
MAIO, Sandro R. Voz, gesto da linguagem, Limiar do sim, irreparável silêncio. In: (org) OLIVEIRA, Maria Rosa de e PALO, Maria José. Agamben, Glissant, Zumthor. Voz, Pensamento. Linguagem, SP: EDUC, 2013.
MANGUEL, Alberto. Uma História de Leitura. SP: Cia das Letras. 1997.
ONG Walter. Oralidade e cultura escrita. SP: Papirus, 1998.
PIGNATARI, Décio. Comunicação Poética. SP: Cortez & Moraes, 2005.
SCHAFER, Murray. Ouvindo Pensante. SP: Edunesp, 1991.
SEDLMAYER, Sabrina. Giorgio Agamben: literatura e inoperosidade. In: OLIVEIRA, Maria Rosa de e PALO, Maria José.
Agamben, Glissant, Zumthor. Voz, Pensamento. Linguagem, SP: EDUC, 2013.
ZUMTHOR, PAUL. Introdução à poesia oral. Belo Horizonte: Ed. UFMG, Humanitas, 2010.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.