Comunicação Decolonial

Encontro de Saberes para a Conquista de Direitos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2318-5023.2022.n6.e60819

Palavras-chave:

Comunicação Decolonial, Cultura Visual, Epistemologias Decolonais, Interculturalidade Crítica

Resumo

Propomos, neste artigo, algumas reflexões que giram em torno de um pensamento comunicacional que se paute pelo enredo das práticas e epistemologias decoloniais. Essas práticas e epistemologias se expressam não somente nas abordagens teóricas que consolidam este campo, mas também nos processos e dinâmicas de produção do conhecimento a partir da interculturalidade crítica em espaços formais e informais de ensino. Observarmos as experiências pedagógicas de formação de professoras/es do curso de Licenciatura em Educação do Campo (LEdoC), da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), tendo como ferramentas teóricas as discussões dentro dos campos da Comunicação, decolonialidade, Cultura Visual e Arte/Educação. Buscamos destacar na produção de conhecimento das experiências pedagógicas de estudantes da LEdoC/UFNT, o encontro de saberes que pode ser gerado a partir de relações interculturais críticas. De que maneira a Comunicação, a Cultura Visual e a Arte/Educação podem atuar em favor da conquista de direitos de povos e comunidades tradicionais? Da mesma forma, de que modo os povos e comunidades tradicionais podem colaborar para a construção de novas epistemologias na Comunicação, na Cultura Visual e na Arte/Educação? Do ponto de vista metodológico, o artigo se caracteriza como um estudo teórico-conceitual que investiga conceitos que se encontram nos campos envolvidos, em diálogo com a prática da Pedagogia da Alternância, na formação de estudantes da LEdoC/UFNT e suas relações com os saberes de suas comunidades e pedagogias culturais. Constatamos que as experiências pedagógicas analisadas reconhecem, valorizam e ampliam as dinâmicas e fluxos de produção de conhecimento das comunidades envolvidas.

Biografia do Autor

Cássia Oliveira, Universidade Federal de Goiás

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Faculdade de Informação e Comunicação (FIC), da Universidade Federal de Goiás. Bibliotecária e Mestra em Arte e Cultura Visual pela Universidade Federal de Goiás (UFG).

Aia Oro Iara, Universidade Federal de Goiás

Doutora em Arte e Cultura Visual, no Programa de Pós-Graduação em Arte e Cultura Visual, da Faculdade de Artes Visuais, da Universidade Federal de Goiás (PPGACV/FAV/UFG). Professora do curso de Licenciatura em Educação do Campo, com Habilitação em Artes e Música, da Universidade Federal do Norte do Tocantins (LEdoC/UFNT).

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Figura 4: Professora Aia Oro Iara ao lado de um dos murais com fotos históricas cedidas pela CPT/Regional de Araguaína/ TO onde vemos um grupo de mulheres na frente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, de São Sebastião do Tocantins/ TO. Foto: Nataniel  Araújo, vice-reitor da UFNT, 2022.

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Publicado

2022-12-15