“Voltar Atrás”

Uma Contemplação sobre o Pássaro e o Adinkra Sankofa na Cultura Afro-brasileira

Autores

  • Marisa Francisca da Silva Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.23925/2318-5023.2021.n7.e66752

Palavras-chave:

Sankofa, Adinkra, Cultura Afro-brasileira, Cultura Akan

Resumo

Observando a cultura afro-brasileira e, diante dos processos mediáticos na época em curso, o artigo propõe como objeto de estudo o Adinkra Sankofa, e sua circulação no Brasil. Adinkra é um conjunto de imagens do povo Akan de Gana e uma delas é Sankofa. O desenho de um pássaro com a cabeça para trás transmite a mensagem de que às vezes precisamos voltar ao passado para recuperar o que foi perdido, a fim de construirmos o futuro. Sankofa têm sido uma imagem cada vez mais recorrente na cultura afro-brasileira, e para compreendê-la em suas raízes e dinâmicas, a pesquisa resgata a imagem a partir das observações de W. Bruce Willis em Adinkra Dictionary e investiga a circulação do Adinkra Sankofa sob o referencial teórico que inclui Vilém Flusser, Norval Baitello e Aby Warburg. A pesquisa justifica-se pela contribuição ao resgate e fortalecimento da cultura africana e dos Adinkra no Brasil, bem como na abordagem comunicacional de uma proposta da ciência da cultura.

Biografia do Autor

Marisa Francisca da Silva, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Bacharel em Artes Cênicas pela Faculdade de Artes do Paraná e mestranda em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP sob orientação do professor Dr. Norval Baitello Jr.

Referências

WILLIS, W. Bruce. The Adinkra dictionary : a visual primer on the language of Adinkra. Washington, D.C: Pyramid Complex, 1998.

PHIL BARTLE. Community Empowerment Collective, 2012. Estudos Akan. Disponível em: <http://cec.vcn.bc.ca/rdi/kw-3sop.htm>. Acesso em: 30 de ago. de 2021.

PHIL BARTLE. O universo tem três almas. Tradução de Hélia Nsthandoca. Disponível em <http://cec.vcn.bc.ca/rdi/kw-stfp.htm>. Acesso em 26 dez. 2022.

BAITELLO, Norval. O pensamento sentado: sobre glúteos, cadeiras e imagens. Editora Unisinos. 2012.

BAITELLO. Podem as imagens devorar os corpos. Sala Preta, [S. l.], v. 7, p. 77-82, 2007. Disponível em: <https://www.revistas.usp.br/salapreta/article/view/57322>. Acesso em: 26 dez. 2022.

FLUSSER, Vilém. Natural:mente: vários acessos ao significado de natureza.! São Paulo: Annablume, 2011.

WARBURG, Aby. História de fantasmas para gente grande. Rio de Janeiro: Editora Contraponto, 2015.

NASCIMENTO, Elisa Larkin e GÁ Luiz Carlos (orgs): Adinkra: Sabedoria em Símbolos Africanos. Rio de Janeiro: Cobogó: Ipeafro, 2022.

NASCIMENTO. (org.) A Matriz Africana no Mundo. São Paulo; Selo Negro, 2008.

IPEAFRO. Instituto de Pesquisas e Estudos Afro-Brasileiros, 2007. Disponível em: <https://ipeafro.org.br/>. Acesso em: 26 de dez de 2021.

Pulando a vassoura de mãos dadas, de Tutano Nômade. Fonte: Mar 360º (Museu de arte de rua de São Paulo).

Downloads

Publicado

2023-12-16