Igreja Bola de Neve: mais uma novidade no mercado neopentecostal

Авторы

  • Bruna Suruagy do Amaral Dantas

Ключевые слова:

Neopentecostalismo, Igreja Bola de Neve, mercado da fé, competitividade religiosa

Аннотация

Em decorrência da dessacralização do Estado e do fim do monopólio católico, desenvolveu-se no Brasil um campo de disputa entre diferentes práticas e confissões religiosas, que estão dispostas a oferecer novos serviços para cativar segmentos ainda não contemplados em suas demandas pelos empreendimentos religiosos. Em meio à competitividade do mercado da fé, surgem inúmeras igrejas, sobretudo evangélicas, apresentando novidades atrativas para um público-alvo, definido segundo critérios comerciais e mercadológicos. O produto é projetado conforme as necessidades e interesses do grupo escolhido. Por meio de recursos de marketing e publicidade, as organizações religiosas projetam bens simbólicos compatíveis com as demandas do mercado e criam uma imagem correspondente para convencer o cliente de sua eficácia e utilidade. O presente artigo descreve e analisa a Igreja Bola de Neve como uma instituição neopentecostal, cuja liderança eclesiástica demonstrou perspicácia e criatividade ao desenvolver um novo produto religioso para atingir uma clientela ainda não atendida pelo comércio da fé.

Метрики

Загрузка метрик ...

Биография автора

Bruna Suruagy do Amaral Dantas

Doutoranda em Psicologia Política - PUC-SP

Как цитировать

Dantas, B. S. do A. (2011). Igreja Bola de Neve: mais uma novidade no mercado neopentecostal. Revista Do Núcleo De Estudos De Religião E Sociedade (NURES), (11). извлечено от https://revistas.pucsp.br/index.php/nures/article/view/7354

Выпуск

Раздел

Artigos