Igreja Bola de Neve: mais uma novidade no mercado neopentecostal

Autores

  • Bruna Suruagy do Amaral Dantas

Palavras-chave:

Neopentecostalismo, Igreja Bola de Neve, mercado da fé, competitividade religiosa

Resumo

Em decorrência da dessacralização do Estado e do fim do monopólio católico, desenvolveu-se no Brasil um campo de disputa entre diferentes práticas e confissões religiosas, que estão dispostas a oferecer novos serviços para cativar segmentos ainda não contemplados em suas demandas pelos empreendimentos religiosos. Em meio à competitividade do mercado da fé, surgem inúmeras igrejas, sobretudo evangélicas, apresentando novidades atrativas para um público-alvo, definido segundo critérios comerciais e mercadológicos. O produto é projetado conforme as necessidades e interesses do grupo escolhido. Por meio de recursos de marketing e publicidade, as organizações religiosas projetam bens simbólicos compatíveis com as demandas do mercado e criam uma imagem correspondente para convencer o cliente de sua eficácia e utilidade. O presente artigo descreve e analisa a Igreja Bola de Neve como uma instituição neopentecostal, cuja liderança eclesiástica demonstrou perspicácia e criatividade ao desenvolver um novo produto religioso para atingir uma clientela ainda não atendida pelo comércio da fé.

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Biografia do Autor

Bruna Suruagy do Amaral Dantas

Doutoranda em Psicologia Política - PUC-SP

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Como Citar

Dantas, B. S. do A. (2011). Igreja Bola de Neve: mais uma novidade no mercado neopentecostal. Revista Do Núcleo De Estudos De Religião E Sociedade (NURES), (11). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/nures/article/view/7354