Por aqui e por ali, afetos e encontros

Abbas Kiarostami, uma pedagogia dos caminhos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2318-9215.2023v9n1D15

Palavras-chave:

Abbas Kiarostami, Caminhos, Afetos, Ética spinoziana

Resumo

RESUMO

A partir da experiência do filme O Viajante, de Abbas Kiarostami, este ensaio busca alcançar os caminhos de Qasem, protagonista do longa-metragem. Propomos bordejar como Qasem experimenta o poder de afetar e de ser afetado, como o seu corpo responde ao que o convoca, como se subtrai da lei moral, e se insere num circuito de experimentações de si, de compreensão da física e da química dos encontros. A pedagogia dos caminhos de Kiarostami, pressagia que, para chegar a dado lugar, os caminhos podem ser múltiplos: o caminho é uma questão de opção, de trajetória, limites e desvios, movimento que nunca se interrompe, embora a trajetória sempre tenha pausas, aberturas, brechas. Não é a moralidade que governa os caminhos kiarostamianos, são as errâncias, as deambulações, o desejo e a ética. Qasem nos dá uma problemática e nos faz pensar, ver, imaginar.

PALAVRAS-CHAVE: Abbas Kiarostami; Caminhos; Afetos; Ética spinoziana.

Biografia do Autor

Sandra Espinosa Almansa, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Pós doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Especialista em Linguagens Verbais e Visuais pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul). Licenciada em Filosofia pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Pesquisadora do Núcleo de Estudos em Mídia, Educação e Subjetividade (NEMES/UFRGS).

Rosana Aparecida Fernandes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora de Filosofia da Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade de Brasília (UNB), Graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Especialização em Ensino de Filosofia pela Universidade de Brasília (UNB), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), com período de sanduíche na Universidade Nova de Lisboa (UNL). É membro do Grupo de Pesquisa Educação, Pensamento e Filosofia.

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Publicado

2024-07-28

Como Citar

Espinosa Almansa, S., & Fernandes, R. A. (2024). Por aqui e por ali, afetos e encontros: Abbas Kiarostami, uma pedagogia dos caminhos. PARALAXE, 9(1). https://doi.org/10.23925/2318-9215.2023v9n1D15