Qualis: A4 |
Área do conhecimento: Filosofia |
Edição Atual
A revista Paralaxe, em consonância com a tendência de incremento nos estudos pertinentes ao campo acadêmico Film-Philosophy, oferece neste dossiê um amplo leque de artigos que exploram os nexos entre filosofia e filme em seus múltiplos aspectos. Trata-se de pensar filosoficamente gêneros de filmes e de considerar que qualquer obra fílmica veicula conceitos e ideias, pressupondo e criando mundos. Diante das transformações epocais que incidem sobre a sétima arte, campo que se transfigurou de uma arte analógica em uma arte digital (altamente marcada por efeitos especiais gerados por computação), pesquisadores refletem a fundo tanto sobre o processo de realização de obras cinematográficas quanto sobre a recepção dessas pelos espectadores. Espectadores contemporâneos, obcecados por telas de diferentes tamanhos e submetidos a radicais mudanças em seu regime de atenção e fruição estética, testemunham a rápida obsolescência dos dispositivos. A estas transformações objetivas correspondem mudanças subjetivas que se constitui também como uma tarefa de decifração.