Questões do SAEB/prova Brasil: um estudo referente ao campo aditivo

Autores

  • ELIANE MATHEUS PLAZA Universidade Cruzeiro do Sul
  • EDDA CURI Universidade Cruzeiro do Sul

Resumo

Resumo

Este artigo apresenta algumas análises de itens de avaliação (questões) do Saeb/Prova Brasil de Matemática, divulgados em documentos publicados pelo INEP. Os itens analisados avaliaram as habilidades dos alunos da 4ª série/5º ano do Ensino Fundamental em resolver problemas envolvendo o significado das operações de adição e subtração. Essa análise teve sua origem a partir dos estudos realizados no Projeto de Pesquisa: Prova Brasil de Matemática: revelações e possibilidades de avanços nos saberes de alunos de 4ª série/5º ano e indicativos para formação de professores (CURI, 2010), que está alocado no âmbito do Programa Observatório da Educação (OBEDUC) e conta com o apoio financeiro da CAPES. Para subsidiar a análise desses itens recorremos às publicações impressas e on-line disponibilizadas pelo Inep e que norteiam o SAEB, principalmente aquelas que tratam da Prova Brasil de Matemática com foco na interpretação pedagógica. E ainda, para a efetivação do objetivo proposto, e por se tratar de resolução de problemas das estruturas aditivas, buscamos aporte teórico nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN, 1997) e na Teoria dos Campos Conceituais (VERGNAUD, 2001). Os procedimentos para as análises basearam-se na pesquisa documental segundo Ludke e André (1986) e Gil (2008). Tendo em vista que apenas três itens de avaliação foram encontrados nos documentos avaliados, este estudo revelou a necessidade de ampliar o número de itens divulgados para que o educador possa refletir sobre quais dificuldades esses alunos encontram e como as enfrentam.

Palavras-chave: problemas aditivos; itens de avaliação; descritores.

Abstract

The present article shows some analyses of evaluation items (questions) of ‘Saeb/Prova Brasil de Matemática’ published in documents by INEP. Those items evaluated high school fifth grade students’ abilities to solve problems involving the meaning of addition and subtraction operations. Those analyses aroused from studies developed in the Research Project: Prova Brasil de Matemática: revelations and possibilities of advancement in fifth grade students’ knowledge and indications for teacher education (CURI, 2010), which is part of ‘Programa Observatório da Educação (OBEDUC)’ and is financially supported by CAPES. In order to support the analyses of those items, we referred to printed and online publications available at Inep, which guide the SAEB, mainly those ones that concern ‘Prova Brasil de Matemática’ with focus on pedagogical interpretation. Besides, in order to accomplish the proposed objective, and because it is about resolution of addition problems, we searched for theoretical foundation on ‘Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN, 1997)’ and on the Theory of Conceptual Fields (VERGNAUD, 2001). The procedures for the analyses were based on document research, according to Ludke and André (1986) and Gil (2008). Considering that only three evaluation items were found in the evaluated documents, the present study revealed the need to increase the number of published items in order that the educator may reflect about the students’ difficulties and the way they face them.

Keywords: addition problems; evaluation items;descritors

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Publicado

2013-05-06

Edição

Seção

Artigos