O uso das TICs no ensino superior: a integração de diferentes tecnologias à educação estatística

Autores

  • JOSNEY FREITAS SILVA Universidade Cruzeiro do Sul
  • JULIANO SCHIMIGUEL Universidade Cruzeiro do Sul

Resumo

Resumo

Este trabalho apresenta parte de uma pesquisa em desenvolvimento no Ensino Superior, cujo foco vem a ser a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) na construção de um ambiente de investigação propício à implementação da Educação Estatística.  Ao aplicar o uso de diferentes TICs em duas turmas do Curso de Administração de uma universidade pública, durante as aulas da disciplina de Métodos Quantitativos em Administração, objetivamos identificar quais são as contribuições do uso das TICs no Ensino Superior, como contributo para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem. A verificação dos resultados da pesquisa foi feita por meio da aplicação de questionários, avaliações, bem como por meio da observação do professor-investigador, responsável pelo estudo. Os resultados obtidos mostram que a utilização das TICs, na construção de um ambiente de investigação, pode contribuir para o desenvolvimento da Educação Estatística, uma vez que constatamos o entusiasmo e o envolvimento dos alunos no desenvolvimento das atividades, bem como resultados satisfatórios das avaliações analisadas.

Palavras-chave: tecnologias da informação e comunicação; educação estatística; ensino superior.

Abstract

This papers show a part of a research in development Higher Education whose focus has to be the use Information and Communication Technologies (ICT) in the construction of the research environment conductive to implementation of Statistic Education. By applying the use of the different ICT´s in two classes of the Administration Course in a public university, during school of discipline Quantitative Methods in Management, we aim to identify what are contributions  of the use of ICT´s in Higher Education as a contribution to improving the of the teaching-learning process. The verifications of research´s results occurred by the application of questionnaires, assessments as well as by the observation of the teacher-researcher responsible by the development of this work. The results gotten  show that the use of  the ICT´s in the construction of the research environment can contribute to development of Statistic Education once that we observed the enthusiasm and involvement of the students in development the activities, as well as the results satisfactory of the analyzed assessments.

Keywords: information and communication technologies; statistic education;  higher education.

Downloads

Publicado

2013-05-06

Edição

Seção

Artigos