Análise dos conhecimentos em Astronomia dos alunos do curso superior de tecnologia em automação industrial do Instituto Federal São Paulo campus Cubatão

Autores

  • ATALIBA CAPASSO MORAES Universidade Cruzeiro do Sul
  • MARCOS RINCON VOELZKE Universidade Cruzeiro do Sul

Resumo

Resumo:

Este trabalho é parte integrante da pesquisa de mestrado acadêmico em ensino de ciências que está em fase final. Nele busca-se apresentar os resultados da pesquisa realizada entre os alunos do Curso Superior de Tecnologia em Automação Industrial do Instituto Federal São Paulo campus Cubatão que na primeira etapa demonstrou o despreparo dos mesmos referentes aos conceitos primários à Astronomia. Corrigindo-se estas falhas constatadas, ministrou-se, externo ao conteúdo programático, um Curso Básico em Astronomia, contendo aulas expositivas dialogadas ou expositivas com o auxílio de recursos audiovisuais e acesso a livros didáticos. Analisada as respostas desta segunda etapa, constata-se que os alunos obtiveram uma melhora significativa no aprendizado.

Palavras-chave: ensino de Astronomia; aprendizagem; ensino superior.

Abstract:

This work is part of a research of the academic Masters in Science in Education in its final stages. It seeks to present the results of the survey conducted among students of the technology course in industrial automation at the Federal Institute São Paulo at the Campus Cubatão. In the first step, the students’ lack of knowledge to the related primary concepts of Astronomy turned out. Correcting these deficiencies found, external to the program content, a Basic Course in Astronomy, containing dialogued or expository lectures with the aid of audiovisual resources and access to textbooks. Analysed the responses of this second step, it was found that students had a significant improvement in learning.

Keywords: Astronomy education; learning; higher education

Downloads

Publicado

2014-05-01

Edição

Seção

Artigos