Estudo do currículo de um curso de pós-graduação lato sensu, com foco em habilidades e competências

Autores

  • JUAREZ MARQUES DE LACERDA CEFET/MG
  • CARLOS FERNANDO DE ARAÚJO JUNIOR Universidade Cruzeiro do Sul

Resumo

Resumo

Este trabalho apresenta um estudo do currículo do Curso de Pós-graduação Lato Sensu em Administração da Produção e Automação Industrial (APAI), ofertado pelo CEFET/MG, sob a ótica das Habilidades e Competências (H&C), comparando o projeto pedagógico original com uma nova proposta. O objetivo do trabalho foi estudar as H&C em Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC´s) de 12 alunos do curso, e a metodologia consistiu no acompanhamento dos mesmos, tendo sido utilizados como instrumentos da coleta de dados: entrevistas, questionários, observações diretas, documentos relativos ao curso e avaliações diversas. Os resultados apresentados indicaram a validade da nova proposta curricular para o curso APAI, visto que desta forma será possível desenvolver conceitos em conformidade com uma nova visão.

Palavras-chave: Análise Curricular; Habilidades e Competências; Ensino de Pós-graduação Lato Sensu.

Abstract

This paper presents a study of the curriculum of the Post-graduation course in “Production Management and Industrial Automation”, offered by CEFET/MG, from the perspective of Skills and Competencies (S&C), comparing the original and a new proposal. The objective of this work is to study the S&C in Information and Communication´s Technologies (ICT), of 12 students of the course and the methodology was monitoring them and using as instruments of data collection, interviews, questionnaires, direct observations, documents relating to the course and several reviews. The results indicate the validity of the new proposal, since we can develop concepts in accordance with this new vision.

Keywords. Skills and Competencies, Professional Education, Curriculum

Downloads

Publicado

2014-05-01

Edição

Seção

Artigos