A importância da transposição didática no ensino da morfologia vegetal no estudo dos frutos
Resumo
Resumo
A Botânica faz parte do ensino de Biologia, sendo que esta disciplina não é bem vista entre alunos e professores, pois ela possui uma grande quantidade de nomes difíceis e complicados, dificultando o seu ensino. Este trabalho analisou como ocorre a Transposição Didática nos livros didáticos de Biologia no Ensino Médio utilizados nas escolas: ETEC Parque Santo Antônio e ETEC Tereza Aparecida Cardoso Nunes de Oliveira (2º anos do Ensino Médio). Em relação ao tema “frutos” foram analisados a forma de linguagem, estratégias linguísticas e imagens. Ao analisar os livros constatou-se que o professor deverá ter um conhecimento que possibilite uma complementação do conteúdo para que os alunos obtenham um melhor aprendizado.
Palavras-chave: Botânica; livro didático; Transposição Didática.
Abstract
The Botany is part of the Biology teaching and this discipline is not well seen among the students and teachers because it has a great quantity of difficult and complicated names making it difficult to be taught. This paper analyzed how the Didactic Transposition happens in the Biology student’s books of High School, used at the following schools: ETEC Parque Santo Antônio and ETEC Tereza Aparecida Cardoso Nunes de Olivreira (2nd year of High School). On topic “fruits” it was analyzed the form of language, linguistic strategies and images. Analyzing the books one found that the teacher must know how to complement the content in order to the supply the students a better learning.
Keywords: botany; didactic book; didactic transposition.