Função seno: um estudo com o uso do software Winplot com alunos do ensino médio
Resumo
Resumo
Este artigo refere-se a uma pesquisa sobre o estudo da função seno em situações que envolvam o uso do computador e a integração com a Física. O objetivo foi investigar de que modo uma estratégia pedagógica apresentada na forma de sequência de atividades, com o uso do software Winplot, pode promover a aprendizagem da função seno para o aluno da 2ª série do ensino médio e ainda se pode contribuir na compreensão em um contexto físico-matemático. A pesquisa está apoiada na Teoria das Situações Didáticas, na Teoria dos Registros de Representação Semiótica, e como metodologia algumas fases da a Engenharia Didática. Os resultados indicam que a sequência de atividades articuladas com a Física e com uso do software Winplot contribui e facilita o aprendizado do aluno.
Palavras-chave: educação algébrica; função seno; software winplot.
Abstract
This article is about a research involving sine function in situations, which involves the use of computer and concepts of Physics. The aim was to investigate how a pedagogical strategy, presented as a sequence of activities using the software Winplot, can promote the learning of sine function for students in second year of high school and in advance, if it can contribute to the comprehension in a physical-mathematical context. The research is supported by the Didactical Situations theory and the Semiotic Registers of Representation theory. The methodology used was the Didactical engineering. The results showed that this sequence of activities using the software Winplot contributed and favored the learning about the subject involved.
Keywords: algebraic education, sine function, software Winplot.