A formação de engenheiros e tecnólogos segundo um paradigma antropocêntrico e o ensino de física experimental por investigação
Resumo
Resumo
O atual estágio do desenvolvimento tecnológico da humanidade aponta para um novo paradigma referente ao perfil de formação dos engenheiros e tecnólogos, o antropocêntrico. Este perfil sugere um ensino que tenha uma abordagem CTS e pautado em atividades investigativas. Neste trabalho avaliou-se quais competências e habilidades compatíveis com este paradigma foram mobilizadas por alunos de graduação de um curso de Física experimental I do CEFET-MG ao participarem de uma atividade aberta. A metodologia utilizada foi a pesquisa-ação. Os resultados indicaram a mobilização das competências e habilidades esperadas, apontando para a utilização sistêmica deste tipo de atividade na disciplina de Física em um curso comprometido com o paradigma antropocêntrico.
Palavras-chave: Atividade aberta, Competências e habilidades, Paradigma Antropocêntrico.
Abstract
The current stage of technological development of mankind points towards a new paradigm regarding the training profile of engineers and technicians, the anthropocentric one. This profile suggests a school that has an STS approach and guided by investigative activities. In this paper we evaluate which competencies and skills compatible with this paradigm were mobilized by graduate students in a course of Experimental Physics I CEFET-MG participating in an open activity. The methodology was action research. The results indicated the mobilization of expected skills and abilities, pointing to the systemic use of this type of activity in the discipline of physics in a committed way with anthropocentric paradigm.
Keywords: Activity open, skills and abilities, anthropocentric paradigm.